Esse procedimento é legal???

Há 9 anos ·
Link

A câmara municipal de Quatis promoveu lei que permite a transposição ou ascensão de servidores que ingressaram em carreira diversa, ou seja, os vigilantes municipais passam a exercer as funções destinadas aos integrantes da Guarda Municipal”. A possível nova lei, que visa promover a ascensão funcional dos agentes de vigilância de Quatis à categoria de guardas municipais, a um só tempo, creio que violou o princípio da isonomia e burlou o comando constitucional que impõe a imprescindibilidade do concurso público.

1 Resposta
Hen_BH
Advertido
Há 9 anos ·
Link
· Editado

Carla,

o instituto da ascensão, que é a transposição do servidor para cargo de carreira diversa da qual pertença é considerado inconstitucional pelo STF. Há inclusive súmula vinculante proibindo tal procedimento:

Súmula Vinculante n. 43

"É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido."

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos