Boa noite,

Minha irmã recebe o auxilio doença ha mais de 2 anos, sua ultima pericia foi em maio/16 onde o perito ao avalia-la informou que o beneficio seria prorrogado, mais não informou o periodo (como sempre fazem), informou apenas que iria chegar uma carta em casa avisando o prazo de prorrogação do beneficio (como sempre acontece), porém essa carta não chegou, achamos estranho, mas ela recebeu o beneficio normalmente em jun/16, hoje ao tentar sacar o beneficio descobriu que o mesmo foi cessado, como assim? Eles podem cancelar um beneficio sem avisar? Ela recebeu mês passado e esse mês não, sem realizarem uma nova pericia? Sem mandarem uma carta? Ela ligou no telefone da previdencia e marcaram uma nova pericia apenas para o mes de outubro, e agora ela fica todos esses meses sem receber?

Obs. Ela não tem condições de voltar a trabalhar, ela sofreu acidente de moto e esta com mobilidade reduzida, tem laudos do ortopedista e do medico vascular, onde consta que ela não tem condições de voltar ao trabalho, pois ainda sente muita dor e inchaço, o esforço pode causar riscos ainda mais serios.

Gostaria de saber como devemos proceder? Devemos procurar o INSS pessoalmente? Devemos entrar na justiça? Ou devemos esperar pela nova pericia e perder esses meses de beneficios?

Obs. Ao ligar no INSS eles simplesmente disseram que o beneficio foi cessado, ela informou que não foi avisada disso, que não recebeu nenhuma carta, o atendente não soube dizer nada apenas remarcou uma nova pericia, mais é injusto uma pessoa que ainda não esta apta ao trabalho ter que ficar sem receber o beneficio que tem direito durante 3 meses no minimo.

Espero que alguém possa me ajudar, alguém possa dar uma direção para resolvermos isso da melhor forma possivel.

Desde já agradeço a atenção.

Respostas

    Bruno Angelo Prado

    Bruno Angelo Prado Sábado, 09 de julho de 2016, 20h23min Editado

    Olá Kelly! Como vai?

    Bem, no caso descrito por voce, com detalhes de perda considerável da capacidade laborativa de sua irmã, vejo que seria interessante voce avaliar a possibilidade de levar o caso para a ação judicial. Avalie a possibilidade de buscar um advogado que seja especializado em Direito Previdenciário, e ele moveria a ação de restabelecimento de benefício (auxílio-doença) COMBINADA com pedido de aposentadoria por invalidez. O processo se desenvolverá com as falas de todos, avaliação dos laudos médicos, pericia judicial, e, de acordo com o quadro médico descrito por voce, veja boas chances para que ela obtenha a APOSENTADORIA por invalidez de fato. Ao início da ação também pode ser feito pedido de urgência para que o INSS já retome (provisoriamente) os pagamentos mensais do auxílio-doença dela, até o final no processo.

    Não se pode perder muito tempo, pois com a cessação do pagamento mensal do benefício, e sem estar trabalhando, ela caminha então para a perda da QUALIDADE DE SEGURADA. Creio que este seria o maior "desejo" do INSS. Eles fazem muito isso, cortam o benefício inadvertidamente, algumas pessoas demoram a reclamar, recorrer, entrar com ação, e depois eles vem alegando que dado o tempo que passou a pessoa não tem mais qualidade de segurado.

    Boa sorte!