tenho 49 anos, trabalho como motorista e uma empresa de transporte, há 02 anos realizei exames e foi constatada, Cardiomiopatia Dilatada cid (I 42.0) Taquicardia Ventricular (I 47.2) Síncopi (R55), seguido de arritmia, no momento me encontro afastado em auxilio doença. Faço tratamento no INCOR Quais as possibilidades de uma aposentadoria por invalidez?

Respostas

    Bruno Angelo Prado

    Bruno Angelo Prado Segunda, 11 de julho de 2016, 13h41min Editado

    Olá Moises! Como vai?

    Suas chances de aposentadoria por invalidez são relativamente boas em eventual ação judicial para a conversão de seu benefício auxílio-doença em aposentadoria por invalidez. Problemas cardíacos estão entre as principais causas de aposentadoria por invalidez entre homens.

    Deve-se manter os exames médicos atualizados, para demonstrar em detalhes no processo a extensão de seu quadro médico, o histórico ao longo do tempo, e que as enfermidades permanecem.

    É muito comum em perícia realizada no INSS, vc ser periciado por médico que não é o especialista de sua doença. Seu coração já foi periciado no INSS muito provavelmente por dermatologistas e pediatras e outros, que não o cardiologista.
    Esta é uma vantagem no processo judicial, onde é pedida perícia por especialista na sua doença exatamente. Então em tese, com o especialista (cardiologista) examinando seu quadro médico, existem mais chances de ele declarar que vc está plenamente incapacitado para o trabalho que exerce hoje do que se um médico, de outra área.

    G

    Gaucho Segunda, 11 de julho de 2016, 17h59min

    Bom dia, em 2010 tive infarto onde em 2013 entrei na justiça para conseguir a aposentadoria por invalidez 32 onde fui aposentado pela Justiça Federal, gostaria de saber se o INSS pode chamar para fazer pericia já que foi constatado minha incapacidade para trabalhar.
    Meu maior medo e ter que retornar o processo do inicio para novamente aposentar no processo anterior fiquei 12 meses sem receber