Olá leitores,

Tenho 3 filhos onde a mais velha tem 15 anos... Os 3 moram com os avós maternos e paternos e minha ex mora com os pais... Estou desempregado há 6 meses... morando de favor na casa de amigos... Ela, minha ex, quer pedir pensão aos meus pais... pois os pais dela não tem uma condição financeira estável. Sei, e ela ja me disse, que vai querer receber deles de qualquer jeito. E provavelmente receba, posso estar enganado. A pergunta é... Quando eu voltar a trabalhar e ter meu salário de volta... posso pagar a pensão pra eles mas tb quero que morem comigo ois ela não tem e nem demonstra interesse em trabalhar e nem sair da casa dos pais dela. Posso eu requerer a guarda de meus filhos após retornar ao trabalho e ter moradia própria adquirida após divórcio ? Ressalto que as crianças ja estão sofrendo rejeição por parte dos avós... mal dizendo sobre minha pessoa.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 13 de julho de 2016, 22h09min

    Antes de buscar a colaboração de qualquer parente a justiça irá cobrar dos pais, de ambos, que sustentem o filho. Estar desempregado não é e nunca foi condição de dispensa em sustentar os filhos, mesmo não tem emprego nada o impede de trabalhar, seja fazendo empadas e vendendo pela rua, vender bala no sinal de trânsito, fazer faxina, etc etc.

    Vc disse que seus filhos "3 moram com os avós maternos e paternos", então vc tem filho morando com seus pais, ou não?? Afinal, seus filhos estão com os avós maternos ou paternos??

    Quanto a guarda vc pode requerer desde já, mas dificilmente será unilateral, visto que mal ou bem seus filhos estão abrigados na casa dos avós, junto com a mãe. Sugiro que converse com seus pais e proponha ir lá morar levando 1 ou 2 de seus filhos, dessa forma, vc com 2 de seus filhos, sua ex não poderá cobrar pensão alguma!!

    ?

    Desconhecido Quinta, 14 de julho de 2016, 9h50min

    Olá...
    Os 3 filhos estão distribuidos da seguinte forma; 2 a casa dos pais dela e 1 na casa dos meus pais... porém aos finais de semanas e feriados todos (inclusive ela) vão para casa dos meus pais por questões de espaço e conforto e onde as crianças se sentem mais à vontade.
    Gostaria de saber então se eu for recontratado pela empresa a qual trabalhava poderei ter a guarda das crianças uma vez que terei condições de comprar um apartamento onde posso dar para as crianças moradia e alimentação considerando o que ela alega no momento que os pais dela não tem estrutura fisica na residência e financeira pra sustentar as crianças (2) e mesmo porque ela não demonstra a intenção de trabalhar pra ajudar a cyidar dos próprios filhos.
    Devo ressaltar que a escolha de morar com os pais que mudar de cidade foi totalmente dela uma vez que nós morávamos aluguel eu teria condições de, após vender o veículo, estar morando de aluguel por mais algum tempo até passar a crise.
    Quanto ao trabalho informal, aprendi a fazer salgados para vender, contudo a situação financeira do país não está colaborando com pessoas autônomas. Vendi pra poder acordar no outro dia. Sem contar que o trabalho informal é perseguido por prefeituras e outros órgãos. Mas isso é outro longo assunto.
    Pra finalizar, sou um pai que se preocupa com o bem estar dos filhos fazenho o que posso para mante los saudáveis e com um minimo de dignidade na vida.
    Não quero continuar a dar a boa vida que ela sempre teve ao meu lado. Quero sim dar boa vida a eles e claro não priva los da mãe e nem ela deles. Só quero paz.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 14 de julho de 2016, 23h18min

    Como eu disse, a tendência é que a guarda seja compartilhada, podendo ter a alternância de lar se assim uma das partes a requisitar, desde que morem na mesma cidade

    Sugiro que se esforce fazendo bicos e colabore em metade das despesas de um dos 2 filho que esta nas costas dos avós maternos.

    ?

    Desconhecido Quinta, 14 de julho de 2016, 23h37min

    Entendi...
    Ja arrumei uns bicos pra fazer... consegui...
    Porém agora ela pretende levar as crianças pra BA junto com seu novo namorado...e isso que me faz pensar em pedir a guarda assim que retornar ao meu bom e velho serviço. Pois com todo esse lance de pedofilia que rola por ai... num vou deixar meus filhos na mão de qualquer um.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 14 de julho de 2016, 23h52min

    Para isso vc não precisa pedir a guarda, basta impetrar mandado de segurança para impedir que ela leve as crianças, só isso. Apresente a justiça as provas das intenções dela. Procure a defensoria publica.

    Se conseguir, peça a guarda, dê como condição seus pais que o estão apoiando e que ajudarão com seus filhos.

    ?

    Desconhecido Sexta, 15 de julho de 2016, 9h50min

    Legal... agradeço o empenho de todos aqui. Hoje me sinto mais calmo e orientado com relação ao meu problema.
    Outras dúvidas postarei por aqui mesmo. Obrigado.