Preciso me mudar de cidade e quero saber se posso levar meus Filhos

Há 9 anos ·
Link
· Editado

Ola,me chamo Brenda tenho 22 anos e dois Filhos pequenos de 4 e 1 aninho me separei ha uns meses do pai deles (relacionamento de 5 anos) e atualmente resido em Sao Bernardo SP. A minha duvida é o seguinte: preciso me mudar de estado porque em Sao Paulo nao consigo arrumar emprego e tambem nao tenho auxilio de,ninguem minha familia esta toda no Parana e tambem meu noivo sem falar que la tenho uma proposta de trabalho gostaria de saber se posso ir embora com meus dois Filhos sem me prejudicar pois o Pai deles tem me ameaçado para que eu nao leve os meninos me disse pra mim ir embora q ele me ajuda financeiramente e cria nossos Filhos mas nao aceito eu quero meus Filhos do meu lado se eu fugir com os meus dois meninos e depois manda uma carta registrada com endereço do Parana eu perco a guarda deles??

2 Respostas
Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

As crianças só podem mudar de cidade e/ou estado com a permissão do pai deles, ou da justiça. Sem essa autorizaçao vc estará praticando alienaçao parental o que levará a justiça decretar a reversão da guarda a favor do genitor, ficando vc impedida até mesmo de conversar com seus filhos nos 6 meses seguintes, e quando for permitido visita-los, terá de ser sob a supervisão do pai deles.

Portanto, não se arrisque, busque uma das autorizações.

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Quanto a "se eu fugir com os meus dois meninos e depois manda uma carta registrada com endereço do Parana eu perco a guarda deles??" - Vc já sabe a resposta, por isso usou o termo "fugir", vc sabe que seria indevido, e até ilegal. Para que tenha certeza do fato, transcrevo abaixo trecho da Lei da Alienação Parental:

LEI Nº 12.318, DE 26 DE AGOSTO DE 2010.

Dispõe sobre a alienação parental e altera o art. 236 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Esta Lei dispõe sobre a alienação parental. ................... Art. 6o Caracterizados atos típicos de alienação parental ou qualquer conduta que dificulte a convivência de criança ou adolescente com genitor, em ação autônoma ou incidental, o juiz poderá, cumulativamente ou não, sem prejuízo da decorrente responsabilidade civil ou criminal e da ampla utilização de instrumentos processuais aptos a inibir ou atenuar seus efeitos, segundo a gravidade do caso:

I - declarar a ocorrência de alienação parental e advertir o alienador;

II - ampliar o regime de convivência familiar em favor do genitor alienado;

III - estipular multa ao alienador;

IV - determinar acompanhamento psicológico e/ou biopsicossocial;

V - determinar a alteração da guarda para guarda compartilhada ou sua inversão;

VI - determinar a fixação cautelar do domicílio da criança ou adolescente;

VII - declarar a suspensão da autoridade parental.

Parágrafo único. Caracterizado mudança abusiva de endereço, inviabilização ou obstrução à convivência familiar, o juiz também poderá inverter a obrigação de levar para ou retirar a criança ou adolescente da residência do genitor, por ocasião das alternâncias dos períodos de convivência familiar.

Art. 7o A atribuição ou alteração da guarda dar-se-á por preferência ao genitor que viabiliza a efetiva convivência da criança ou adolescente com o outro genitor nas hipóteses em que seja inviável a guarda compartilhada.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12318.htm

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos