Ela recebe pensão de morte do marido e nunca contribuiu para o inss e se agora ela pagar como dona de casa o valor todo correspondente ao período de carência do inss, ela poderá se aposentar?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sábado, 16 de julho de 2016, 21h33min

    Querido, aposentadoria é para quem trabalha e com isso recolhe a contribuição, ou para quem se inscreve no INSS e recolhe mensalmente sua contribuição previdenciária como facultativo ou mesmo como autônomo. Sua tia não tem direito nem ao LOAS pois ela não o pode acumular com pensão por morte.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 16 de julho de 2016, 21h38min

    Desde outubro de 2011, as donas de casa de famílias de baixa renda já passaram a pagar menos como autônomas para se aposentar por idade ao optar pela alíquota de 5%. No entanto, para se beneficiar é preciso por enquanto contribuir por 15 anos e tiver, pelo menos, 60 anos de idade para começar a receber o benefício no valor de um salário mínimo nacional.