Minha licença-maternidade terminou mas não posso voltar ao trabalho. Meu patrão já havia dito que me demitiria. Mas como fazer com a estabilidade? Devo exigir que ele me pague esses salários mesmo sem trabalhar?

Há 9 anos ·
Link

Trabalhava e morava numa Ilha peculiar mas pela estrutura do local tive que me mudar quando fiquei grávida. Pois morava num quarto simples cedido pela pousada. Agora minha licença maternidade terminou, mas ainda estou amamentando e ir pra Ilha todo dia para trabalhar me impossibilitaria de continuar amamentando.

3 Respostas
Daiana Silva
Há 9 anos ·
Link

Não!Se vc faltar durante esse tempo, ele pode te mandar embora por justa causa. O que vc pode fazer é peddir demissão para amamentar sua filha... ou tirar o leite e deixar pra ela mamar por enquanto que vc trabalha.

Autor da pergunta
Há 9 anos ·
Link

Oi Daiana! Obrigada pela resposta. Antes da licença eu recebia salário maior por fora e não o da carteira, trabalhava cerca de 12 horas por dia, com 1 hora de intervalo por dia (sem horário de almoço) e 1 folga por semana. Depois que saí de licença, ele acabou contratando outros funcionários na minha funcao. Já fui me apresentar na empresa agora que terminou a licença e ele me disse que está difícil pois está com outros funcionários e não há muita demanda, ou seja, ele não está disposto a me pagar o salário que eu tinha antes da licença. Dessa forma, ele me propôs trabalhar só nos finais de semana, em outro setor da empresa (garçonete) e receber menos do que recebia quando efetivamente trabalhava na minha função registrada na carteira. Isso está correto? Devo aceitar a proposta? Será que ele não deveria me demitir e me pagar os meses de carência (estabilidade) se minha mão de obra já não é necessária na empresa? Se ele quer que eu continue trabalhando, não deveria me manter na função com o salário que eu recebia?

Daiana Silva
Há 9 anos ·
Link

Desculpe, é que não entendo muito sobre leis trabalhistas, mas acredito que bom senso ajuda tbm. Vc retornou, hoje tem um filho, vc trabalharia 12 hrs por dia com um bebê? Ninguém é contratado pra trabalhar 12 hrs por dia, acho que só 12x36. Então o que vc recebia antes, é pq vc teoricamente ultrapassava o seu horário ou fez acordo entre vcs(posso estar errada aqui). Ele pode continuar com vc dessa maneira que vc está hoje, ganahando menos, ou se for melhor pra vc, aceite a proposta pra trabalhar fim de semana.

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos