Tenho 5 filhos e 2 destes são doentes mentais. 1 de 16 anos (menor) e outro 22 anos (maior). O maior de 22 anos eu assinei através do Juiz a guarda dele, ou seja, uma procuração para receber e fazer as coisas por ele devido ele ser incapaz. O segundo de 16 anos eu conseguir aposentar ele (Loas). Eu recebo todo mês do governo um salario minimo deste menor. O problema é que o meu marido faleceu. Me falaram que devo recorrer ao auxilio morte, mas como devo fazer, pois me falaram que irei perder os outros benefícios. Quais são estes outros?? Eu tenho 51 anos, não trabalho mais e continuo contribuindo com o carne para o INSS para poder me aposentar. Também recebo o bolsa família. Posso ou não recorrer ao pensão por morte? Se eu recorrer quais eu posso receber e quais irei perder? Ou seja, eu recebo o bolsa família de 1 filho a menor (13 anos) Recebo um salario minimo do de 16 anos por estar aposentado (deficiente) E também gostaria de receber o aposentadoria. Quais continuo ou perco ao dar entrada na pensão por morte? Obrigado!

Respostas

    L

    Luguevas Terça, 19 de julho de 2016, 6h36min

    Edna: realmente dizem que para receber o LOAS, a renda per capta da família tem que ser menor que 1/4 do salário mínimo. Se você receber a pensão no valor de um mínimo, a renda per capta da sua família será exatamente 1/4 do salário, tendo em vista que vocês são em 4. Mas sugiro que requeira a pensão. Quem recebe pensão tem direito ao 13º salário. Depois, no caso da sua falta, como tem filhos deficientes, eles continuam com a pensão.

    ?

    Desconhecido Quinta, 21 de julho de 2016, 0h23min

    Obrigado! Tem outra coisa que eu não citei, eu tenho câncer de mama e faço tratamento com quimioterapia e ainda não operei, já tem 6 anos. Todas as minhas colegas que fazem tratamento comigo no hospital falaram que conseguiram o auxilio doença. Eu já tentei, mas sempre recursaram. Eu tenho ou não o direito o auxilio doença? E se a resposta for sim, eu poderia ter estas opções:
    Pensão por morte + Auxilio doença + aposentadoria (só como eu estiver na idade certa) ?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 21 de julho de 2016, 0h30min

    Para ter direito ao aux doença vc precisa verificar se já concluiu o tempo de carência em suas contribuições, e se a modalidade sob a qual vc recolhe confere a vc tal beneficio.

    Vc pode pedir a pensão por morte de seu marido para vc e os filhos menores, exceto o que recebe LOAS (isso não é aposentadoria, ele não é aposentado)

    Se receber aux doença vc não poderá receber tmb aposentadoria, ou é uma ou é a outra.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 21 de julho de 2016, 0h31min

    Mas pode acumular aposentadoria ou aux doença com pensão por morte.

    ?

    Desconhecido Quinta, 21 de julho de 2016, 2h17min

    O que significa acumular? Me falaram que a pensão por morte só teria direito os filhos com problemas e não normais. É por isso que fico confusa e com medo... Como fui no INSS o moço falou para eu pegar os laudos e exames apenas dos com problemas mentais e diz que apenas deles seria os dependentes, os outros menos ele diz que não entrava nesta categoria.

    L

    Luguevas Quinta, 21 de julho de 2016, 11h32min

    Edna: esposa e filhos menores com problema ou sem problema têm direito à pensão. Quanto aos maiores de idade, somente os incapazes têm direito.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 21 de julho de 2016, 19h50min

    Se seu filho de 16 anos que recebe LOAS (a que vc diz ser aposentado) for inscrito para receber a pensão por morte, ele perde o LOAS, ele não poderá acumular.

    ?

    Desconhecido Sexta, 22 de julho de 2016, 2h08min

    Entendi Rafael, neste caso, posso colocar os dependentes da Pensão por Morte dos meus filhos menos, excerto o de 16 para não perder o Loas..

    Mi Silva

    Mi Silva Sexta, 20 de setembro de 2019, 14h55min

    Eu recebo bolsa famila e tenho ua filha 7 anos resentimente procurei um adevogado para ele coloca ela em. Beneficil pós ela te. Uma doenca ereditari anemia falciforme mas o advogado Men pediu o cadrasto unico do bolsa famila si. Eu fornecer a ele posso perde ..meu bolsa famila sera q posso dizer A ele q n quero correr mas atrás desse dinheiro n assinei nem um documento tbm nunca vi ele apenas o secretario dele foi a ele q entreguei o laudo de minha filha n quero mas a. Ele recora posso cancela e eu msm ir atrás dos direitos dela