Porto HIV ha cinco meses ,n sou cadastrado nem tenho contribuição no INSS, tenho baixa escolaridade(só estudei ate o 3º ano do ensino fundamental), sofro de fobia social grave e possivel transtorno esquizoide, ha mais de 5 anos n consigo sair de casa sem companhia de familiares(poucas vezes nesse período consegui, nestas condições). gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por invalidez e como posso consegui-la. E se possivel gostaria tb de saber o tempo estimado para tal. Urgente. Grato.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 19 de julho de 2016, 10h39min

    Somente se aposenta quem tenha contribuido para a previdência social.

    Vc poderá tentar o LOAS caso a renda familiar não ultrapasse 1/4 do salário mnimo por pessoa.

    Vc pode desenvovler atividade laborativa por meio de cursos EAD, como tmb estudar para alcançar a conclusão do ensino fundamental, e tentar cursos profissionalizantes a distância, e com isso conseguir ser produtivo, o que ajuda em qualquer terapia psico social