Boa tarde. Uma senhora me perguntou se sua mãe, que recebe uma pensão por ser viúva e é aposentada por idade pode requerer outra aposentadoria por invalidez ou aumentar o valor que recebe. Acontece que ela tem apenas uma perna e um pulmão e mora sozinha, e os gastos com remedios, aluguel e demais despesas excedem o valor que ela recebe. A assistência social foi visita-la e disse que ela precisa de alguém para cuidar dela, mas ela não tem condições de pagar. Nesse caso poderia pedir outro benefício ou o aumento? Se puder pedir, que benefício seria esse? Obrigado a todos!

Respostas

    L

    Luguevas Quarta, 20 de julho de 2016, 5h58min

    Elizeu: o contribuinte não pode receber 2 aposentadorias do INSS. Só é possível quando ele contribuiu para o INSS e para o regime próprio do governo, o tempo necessário para a aposentadoria em cada um. Os segurados do INSS têm direito a um acréscimo de 25% no valor da aposentadoria quando necessitam de outra pessoa para seus cuidados, mas em princípio isto é para quem se aposentou por invalidez. Poderia conseguir via judicial.

    ?

    Desconhecido Quarta, 20 de julho de 2016, 15h15min

    Obrigado Luguevas. Foi muito esclarecer.