CANCER DE MAMA X APOSENTADORIA POR INVALIDEZ
BOM DIA, SOU PROFESSORA, TENHO 58 ANOS E SOU PORTADORA DE CANCER DE MAMA, FIZ MASTECTOMIA TOTAL DA MAMA DIREITA, ESVAZAMENTO AXILAR, 1 ANO DE QUIMIOTERAPIA, 1 MES DE RADIOTERAPIA E AGORA ESTOU FAZENDO HORMONIOTERAPIA. ESTOU COM PROBLEMAS DE LINFOEDEMA NO BRAÇO DIREITO E POR TANTO TIVE CONSIDERAVEL REDUÇÃO DE MOVIMENTOS E DE FORÇA. ESTOU EM AUXILIO DOENÇA E DEVO PRESENTARME NA NOVA PERICIA EM COMEÇO DE NOVEMBRO, MINHA ANGUSTIA RESIDE EM QUE NA MAIORIA DOS SITES E PESSOAS (INCLUSIVE ALGUNS MEDICOS) COM QUEM FALO DIZEM QUE CANCER DE MAMA NÃO DA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. ISTO É REALMENTE UM FATO? COMO PODEREI VOLTAR A REALIZAR MEU TRABALHO SE NÃO TENHO FORÇA NA MÃO DIREITA NEM PARA FECHAR BEM UMA TORNEIRA? POR FAVOR ME ESCLAREÇAM. MUITO OBRIGADA
Nenhuma doença somente pelo fato de sua ocorrencia dá direito a aposentadoria por invalidez. O que vale para qualquer doença, vale para o cancer de mama. Perícia médica é que irá atestar se o estágio de desenvolvimento da doença torna a pessoa incapacitada de forma definitiva para o trabalho. Implicando em direito a aposentadoria por invalidez. Logo, tanto a afirmação de que cancer de mama confere automaticamente direito a aposentadoria por invalidez, como a que cancer de mama nunca confere direito a aposentadoria por invalidez são totalmente infundadas.
Não é resposta e sim uma grande duvida tb; sou funcionaria publica onde exerço com auxiliar de enfermagem, e fasia plantões particulares. Tive cancer de mama fiz mastectomia como esvaziamento axilar colocaram o expansor para em um proximo momento fazer a reconstrução tvive rejeição ao silicone do expansor (tipo uma bexiga q infla para aumentar o tecido)injetando soro . Fiz radio, quimio, não pude fazer hormonioterapia pois meu ( rh-), em em setebro do ano passado retirei o expansor , ficou um orificio que não fecha em janeiro fiz retirada de bordas para ver se havia reencidencia da doença os exames da td normal mas o orificio não fecha cheira mal estou com linfoedema perdidi parcialmente as forças sinto mauita dor vivo a base de medicamento a oncologista ja pediu minha aposentadoria mas meu beneficio vence agora dia 01/09/08. Tenho direito a aposentadoria pelo inss??? Qt servidora publica ???? Como eu vou cuidar de paciente contaminado com esse orificio aberto??? Como vou dar plantões domiciliar para aumentar minha rende se não consigo fazer força ??? Eu so sei ser enfermeira.
Obrigada
Evangelina. como bem citou o Eldo, o simples fato de ter a enfermidade não da direito a aposentadoria. O requisito para aposentadoria por invalidez é que a incapacidade para o trabalho seja TOTAL e PERMANENTE. Veja o artigo 14 da lei 8.313:
Art. 42. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição.
Portanto para requerer sua aposentadoria, vc vai ter um atestado e exames médicos que atestem essa a condição de não mais poder exercer qualquer tipo de atividade, e não a que voce exercia antes da enfermidade.
(nota: isso, caso vc seja filiada ao INSS - caso seja funcionaria publica, veja o estatuto dos funcionarios publicos de seu estado)
SELMA: Essa ultima nota responde sua pergunta.. vc vai ter que ver o que diz o estatudo do funcionarios ao qual vc esta vinculada (se municipal ou estadual, ou federal)
Olá ! Tive duas vezes cancer de mama, do lado esquerdo, fiz duas vezes quimio e radioterapia, sou funcionária publica municipal, cargo servente domestica. Não tenho mais força no braço , ja tive duas cirurgias , tenho contribuição 17 anos de bancaria , fui funcionaria de um banco , e a 4 anos funcionaria publica municipal. Quero saber se posso me aposentar por invalidez, e como será os calculos para aposentadoria .
Posso falar porque passei por isso. Com masectomia vc é simplesme considerada NÂO APTA. Mesmo que vc levante o braço sem dificuldade, mesmo que o trabalho ao qual será designada não vai ser de carregar peso, mesmo que vc esteja em plena forma e vigor, energia etc. SIMPLESMENTE não será aprovada mesmo que peça revisão 4 vezes , irá passar por piadinhas ridiculas, por diversos médicos que não são ONCOLOGISTAS, mesmo com carta de seu onco falando que vc está apta a trabalhar, simpleste será reprovada e eles fazem mesmo de preposito até vc cansar de lutar e desistir, porque o salário não compensa tanta humilhação e tantos transtornos e ir e voltar de sua casa ao posto inúmeras vezes (porque ouvi do médico que tem ou teve CA tem maior chance de morrer ou ter outro tipo de CA e isso acarretaria prejuizo a rede pública. Como se uma pessoa que não tivesse cancêr não pudesse ter ou morrer atravessando uma rua) . E aí pergunto se o INSS não te aposenta não te dá mais auxilio doença se vc não pode entrar na carreira pública , se vc não passa no exame admissional para a REDE PRIVADA COMO VC SOBREVIVE? Se a doença não te matou o sistema te mata e aí faz o que se mata?