Sobre desacato.

Há 9 anos ·
Link

Aconteceu numa noite, fui na delegacia para buscar dois amigos meus, chegando no local percebi que os dois policiais estavam nervosos, simplesmente falei para eles terem calma que nos cidadão sabemos dos nossos direitos, neste momento fui agredido e algemado por desacato, o policial falando "vou mostrar pra vc seus direitos" infelizmente foi lavrado um b.o e fiquei uns 50 minutos preso e depois assinei o termo e fui liberado..minha dúvida é se neste caso aparece como antecedente criminal quando puxar..? Vou ser chamado para ir na delegacia ou no fórum responder por uma coisa que não fiz..? Injusto hoje viver num país que temos que provar ainda não devendo nada. Obrigado pela oportunidade..!

10 Respostas
Desconhecido
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Muito provavelmente será processado se condenado e lógico que vai aparecer no antecedentes.

MTB Recursos
Suspenso
Há 9 anos ·
Link

é por isso que eu sempre aconselho: " só converse com policiais se estiver gravando no celular". Voce vai ser processado e quase certeza q será considerado culpado por uma coisa q nao fez, mas como nao tem prova, vence a palavra do policial.

Desconhecido
Advertido
Há 9 anos ·
Link

ou fez né!?

RPM
Há 9 anos ·
Link

Carlos, sugiro que você procure o auxílio da Defensoria Pública. Digo isso, porque a defensoria combate fortemente o crime de desacato por entender que ele fere a liberdade de expressão. Em certos casos ela consegue sim afastar a aplicação deste crime. Nem tudo está perdido então. Boa sorte.

Desconhecido
Advertido
Há 9 anos ·
Link
· Editado

interessante! acabei de sair de uma defensoria pública e la estava no guichê de atendimento ao público:

"ATENÇÃO DESACATAR FUNCIONÁRIO PÚBLICO É CRIME PREVISTO NO CÓDIGO PENAL": art. 331 do Código Penal. PORQUE SERÁ QUE TINHA ESSE AVISO?

Edite Sousa
Há 9 anos ·
Link

no calor da discussão é muito normal que se altere,mas nem toda alteração no calor de um discussão é caracterizada como crime,ainda mais que não era o delegado(AUTORIDADE) Se tivesse crime nessa sua atitude,não seria o crime de desacato.no juizado especial só aparece crime após o transito em julgado da decisão do juiz.

Desconhecido
Advertido
Há 9 anos ·
Link

a lei não fala que o desacato tenha que ser contra o delegado ( autoridade) a lei diz desacatar funcionário publico, portanto o crime pode cometido contra o escrivão até contra o delegado

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Por que foi conversar com os policiais?? Não eram seus amigos, não estavam em ambiente social, não era uma festa para puxar conversa. Se eles não puxaram papo contigo, pra que foi tirar com a cara deles dizendo que eles eram nervozinhos e abusados (" simplesmente falei para eles terem calma que nos cidadão sabemos dos nossos direitos")???? Vc insinuou que eles abusam do cidadão como se o cidadão não conhecesse os proprios direitos.

Se conhecia seus direitos, deveria conhecer antes suas obrigações, e se conhecia mesmo, não tinha de puxar conversa com policial algum, muito menos insinuar que eles são descontrolados e abusados.

Lamento, mas vai responder por desacato.

Autor da pergunta
Há 9 anos ·
Link
· Editado

Seguinte...primeiro foi oque eu descrevi, não falei alto com eles e muito menos fui mal educado, eles sim se alteraram e simples fato de eu falar isso. Sabemos dos nossos direitos. Então estou no meu direito sim..não estava nervoso...foi abuso de poder...não tinha diálogo com eles, estavam na razão mesmo eu estando certo. Não insuniei nada e nem discuti com eles, estava no lugar errado e na hora errada.

Desconhecido
Advertido
Há 9 anos ·
Link

ta! se for processado conte tudo ao juiz se o convencer sera absolvido.

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos