Meu pai era militar da aeronautica e faleceu ja aposentado com segun do tenente, em 26/03/2000. Minha mae recebia a pensao e faleceu em 2003.Somos 5 irmas, somos casadas, temos direito à pensao de meu pai?Se temos, o que devemos fazer para requerer este direito?

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Segunda, 25 de julho de 2016, 15h26min

    Sim. Tem direito. Por morte de sua mãe a pensão é para ser dividida em partes iguais entre vocês 5.
    Dirijam-se à base da Aeronáutica mais próxima da residencia de vocês para maiores informações. De preferencia ao último lugar onde seu pai serviu. Deverão levar atestado de óbito de seu pai e certidão de casamento em que conste como pai o militar.

    Ana Rosa Klinke

    Ana Rosa Klinke Terça, 02 de agosto de 2016, 9h19min

    Como o militar faleceu antes da mudança legislativa vocês tem direito a pensão. A pensão deverá ser dividida em partes iguais.

    As filhas da pensionista militar devem comparecer à Unidade Militar mais próxima de sua residência, ou ao Serviço de Inativos e Pensionistas, portando a cópia autenticada e legível dos seguintes documentos: Certidão de óbito do militar falecido, Certidão de óbito da viúva pensionista do militar falecido, Certidão de casamento da pensionista com o falecido, Certidão de nascimento ou casamento comprovando o parentesco da requerente com o falecido, Título de pensão militar e/ou Apostila à pensão militar da falecida, Identidade e CPF do requerente, Identidade e CPF da falecida, Identidade e CPF do militar, Último contracheque do militar, Comprovante de recebimento dos cofres públicos Federal (INSS, etc), Estadual ou Municipal, quando o requerente receba daqueles cofres.

    Veja meus artigos sobre pensão militar.

    P

    Patricia F Ramos Terça, 02 de agosto de 2016, 9h55min

    Bom dia também gostaria de uma orientação sou filha de militar da polícia rj recebo pensão desde de 1992 mais sendo que nesse período era alimentícia, mais em 2004 meu pai veio falecer em exercício, e minha pensão se tornou pensão especial pois ainda era menor de idade e foi informada dentro do centro de pensionistas da PMRJ que a minha pensão será vitalícia por ser filha, o meu irmão perdeu por ser filho homem e atingiu a maior idade. Dentro dessas informações gostaria de confirma com um profissional da área que tem conhecimento das leis para pensionistas sobre essa pensão vitalícia e outra coisa o meu irmão perdeu a dele mais o valor não veio para mim e nem para minha mãe como faço. Hoje tenho 24 anos, solteira e ainda sou estudante.