Boa tarde,

Estou com um problema sério na garagem do meu prédio, com a minha vaga especificamente.

As vagas do meu prédio (como a de muitos) são bastante mal desenhadas e apertadas, o que me fez ter um problema bastante sério, onde o espaço útil que tenho para parar meu carro é de 1,80 mts de largura por 4,43 de profundidade, podem imaginar o que é colocar um carro (um punto, não é uma caminhonetona nem nada) em 1,80 de largura ne ?

A demarcação total da minha garagem é de 1,95mts de largura, só que a marcação da minha vaga começa no meio de um pilar que invade 15 cm o meu espaço, não teria problema se não tivesse uma vaga ao lado, o que me obriga a descer do carro, deixar em ponto morto e empurrar ele pra dentro do espaço demarcado, não consigo sair de um lado por causa do outro carro e nem do outro por causa do pilar, e claro, do lado do pilar, para outro carro, então independente se eu coloco o carro de frente ou de ré, eu não consigo sair de nenhum dos lados.

Em inúmeras conversas com o síndico, ele concordou que a minha vaga está 5 cm menor do que deveria, porém insiste que de acordo com a planta a demarcação começa no meio do pilar, só que eu não vi até hoje essa planta, eu já pedi uma cópia, PDF, foto e nada até agora.

Acontece que a minha vaga é a menor do prédio todo, não tem um padrão de vagas, mas todas as outras tem de 2,16mts a 2,20 mts de largura.

Consultando a matricula do meu imóvel e o IPTU que pago da garagem, o espaço útil que tenho é de 12,25mts quadrados, e que pelas minhas contas não batem com o espaço que tenho hoje.

A minha dúvida é, se essa área útil da garagem que está descrita na matricula, é realmente o espaço que tenho livre para parar o carro, e que não deveria estar contando o pilar certo ?

Agradeço quem puder me ajudar, estou tendo muitos problemas e não quero danificar o carro ao lado nem que ele danifique o meu.

Respostas

    Hugo Henrique Bernardini Arcebispo

    Hugo Henrique Bernardini Arcebispo Quarta, 27 de julho de 2016, 14h29min

    Boa tarde, com certeza houve um erro estrutural nas demarcações que acabaram lesando seu espaço ideal,via de regra as vagas são delimitadas fora de estruturas fixas. Reitere junto ao sindico a possibilidade de remarcação das vagas dispostas em paralelo a sua para correção dos espaços. Seja incisivo sobre a possibilidade de com o espaço atual você pode sofrer danos em seu patrimônio móvel, o que poderia gerar possível litígio face ao condomínio.

    Caso persista esta situação procure um advogado e levante a documentação necessária para defender sua propriedade.

    Cordialmente,