Eu sendo lojista, posso me negar a vender para determinada pessoa? Qual a implicação jurídica disso?
Tenho um cliente muito chato, que irrita os funcionários com brincadeiras babacas (ninguém mais têm paciência pra atendê-lo), não especifica corretamente o que deseja ("refil para maquina eletronica", sem especificar modelo etc etc por exemplo) e precisamos ficar mostrando tudo pra ele até descobrir o que ele quer enquanto fica ofendendo, chamando de "burro" e fazendo perguntas como "como que você não sabe o que é isso?", na hora de pagar piora, pede desconto, suga ao máximo e ainda tira sarro... Da próxima vez que ele entrar na minha loja não quero atendê-lo... Quero simplesmente falar que não tenho interesse em tê-lo como cliente e encerrar por ali. Mas preciso saber a implicação jurídica disso.
se voce fizer isso pode se complicar. acho que voce deveria sim é modificar seu atendimento para com ele. simplesmente diga que nao tem a peça que ele procura, ou entao, se quiser vender pra ele, diga que para buscar a peça na prateleira, voce precisa de detalhes do equipamento pois como o estoque é grande nao tem como voce saber qual vai servir, e que afinal, voce é apenas vendedor e nao tem obrigação de conhecer tudo sobre "maquina eletronica", quem deve saber o modelo da peça é o técnico que está consertando, e se ele é o técnico essa informação cabe a ele! curto e grosso. se ele achar ruim, manda ele procurar os direitos dele e pronto.
Se se negar a atendê-lo, poderá vir a ter problemas, uma vez que o Código do Consumidor prescreve o seguinte:
"Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (...) II - recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes; (...) IX - recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;"
A recusa poderá desembocar em uma ação por danos morais, e o "chato" ainda sai ganhando. Quando ele se dirigir à loja, exija que ele especifique exatamente o que quer, bem como EXIJA respeito no tratamento a você e a seus funcionários, uma vez que só se brinca com quem se tem intimidade.