Olá senhores, estou com uma dúvida. Meu vizinho entrou em contato comigo para fazer o muro, prometi arcar com as despesas de metade do material, porém, deixei claro que não poderia ajudá-lo naquele momento. Mesmo assim, sem a comunicação entre nós, ele fez o muro com os recursos dele, porém, ainda não rebocou do meu lado. Entrei em contato com ele e disse que para mais 2 meses à frente, poderia ajudá-lo, no que ele me apresentou um orçamento 3 vezes maior do que o inicial, e quando disse que não poderia aceitar aquele valor e iria cotar pessoalmente, ele me disse que não precisava mais de minha ajuda e que se eu precisasse de um muro, que fosse faze-lo, apesar de a todo custo entrar em acordo com o mesmo.

Pergunta: Ele tem a obrigação de rebocar do meu lado, visto que pela falta de reboco o muro pode vir a colocar em risco minha segurança? Se ele não o fizer, eu posso fazer o reboco, visto estar com a face voltada para minha propriedade? Se ele por má fé, se negar a fazer o reboco e não permitir que eu o faça, tem como recorrer a algum órgão?

PS: Ele foi construido inteiramente do lado do vizinho.. mesmo assim posso rebocar o muro?? Obrigado.

Respostas

    F

    franccc Segunda, 09 de maio de 2011, 21h49min

    Ola tenho algumas duvidas e gostaria de saber se alguem poderia me ajudar.
    Bom, estou tendo problemas com muro de divisa do vizinho do fundo, gostaria de saber como funciona, se sou obrigado a pagar a metade do muro, pois quando adquiri o terreno o muro ja estava pronto a alguns meses, se posso contruir outro encostado no dele, se posso fechar os meus muros laterais encostando no muro dele e se existe alguma lei especifica que abrange estes aspectos. Espero que alguem possa me ajudar.
    Desde ja agradeço

    C

    camilla 21 Terça, 17 de maio de 2011, 15h05min

    Gostaria de saber se posso construir um muro em meu terreno para tapar a vista que a vizinha tem do meu quintal, pois esta me incomodando muito isso acontece pois seu terreno está mais alto em relação ao meu.

  • -1
    M

    MASK Sábado, 16 de julho de 2011, 18h28min

    Moro nos fundos e minha prima mora no terreno ao lado do meu. Oque acontece é que eu construi o muro de divisa e ela está construindo nele. Isto esta gerando muitas brigas pois eu estou sendo prejudicada com infiltrações e muito mofo na minha parede. Alem de construir o muro e pagar tudo sozinha, não posso falar nada porque ela já quis bater em mim. Ela acha que tem direito de fazer isto e pode tudo. O muro esta bem na divisa do terreno. Eu tenho a parede da minha sala neste muro e gostaria de saber se estou errada e se eu quiser construir outro para meu lado, posso derrubar oque tenho agora? Preciso urgente de uma orientação pois estou ficando doente com isto que esta acontecendo.
    Desde já agradeço.

    S

    SOCORROOOO Sábado, 10 de dezembro de 2011, 20h10min

    Comprei uma casa financiada pela caixa econômica a mais de cinco anos, agora quero aumentar o muro e a vizinha diz que o muro é dela o antigo morador da casa dela disse que o muro já estava construído, desde que ele comprou e vendeu a essa senhora,sem falar que é 24h de na casa dela ela usa o muro no fundo na frente que é a cozinha dela já ñ aquento tantos barulho sem falar das brigas constantes na casa dela e o barulho vai todo para minha casa,agora ela diz que roubei parte do terreno dela sendo que tenho a planta da casa tudo registrado em cartório dês de 1976 o que faço não aquento mais estou perdendo a saúde e a esperança por favor uma solução?
    Preciso de uma respostas por favor!!!

    J

    Jossimari Quarta, 14 de dezembro de 2011, 11h20min

    Olá
    Preciso de orientação por favor!!!!!
    Uns 20 anos atrás precisei aumentar a casa e pedi permissão para minha vizinha para usar o muro da divisa, construi soznha desde a base.
    A permissão foi concedida, porém ela se recusou a ajudar na construção, alegando não ser de seu interesse ampliar sua casa daquele lado.
    Ergui, cobri, instalei calha e rufo, deixei rebocado e calfinado do lado dela.
    A quatro anos atrás, sem pedir permissão, ela construiu usando essa parede,
    Sem levatar uma segunda parede e instalar calha, sobrecarregando a minha calha, que agora transborda e inunda minha residência.
    Para erguer as colunas apoiou em minha parede, descascou o reboco e deixou sem acabamento, direto no tijolo
    Exatamente nesse local escorre a chuva do canto do telhado dela, e isso esta deteriorando o reboco do meu lado.
    A minha construção parece estar cedendo para o lado dela, afundando o piso e aparecendo rachaduras como se "puxasse" minha parede com o peso do telhado dela.
    E o mais bizarro, é que acabo de receber uma denúncia, feita por ela, que minha calha está tranbordando!!!!
    Onde posso procurar os meus direitos????/

    C

    Cezar Hübner Perez Quarta, 07 de novembro de 2012, 23h23min

    Tenho um dúvida, moro em um condomínio horizontal que é composto de casas com área privativa que pode ser feita ampliação, fato que quase todos vizinhos realizaram. O fato é que eu moro numa casa de esquina e do meu lado existe área comum do condomínio (gramado). Minha pergunta, posso construir o muro divisório com essa área comum (muro estando totalmente no meu terreno) com uma porta para acesso à área comum? Gostaria de embasamento legal caso positivo ou negativo.
    Obrigado

    I

    Iracema Geraldo Sexta, 12 de abril de 2013, 6h36min

    Ola pessoal!
    Moramos em um moro onde as casas são umas mas altas que as outras minha visinha e eu temos um muro que divide o nosso tereno so que a viela é muito estreita ela quer subir o muro porque a porta dela é de frente com a minha so que se ela construir vou ficar sem ventilação e sem como me mudar o dia que eu quiser me mudar porque dividimos o muro ate para fazer mudanças de geladeiras e outros eletros que nao se desmontam como devo proceder? ela pode subir na metragen deste muro?

  • -1
    Dany Alves

    Dany Alves Sábado, 01 de junho de 2013, 17h06min

    oi boa tarde.......gostaria de esclarecer uma duvida e saber o que posso fazer para resolver.

    bem, meu vizinho levantou uma parede enorme na parte do muro dele e tampou todo o resto de sol que eu tinha em minha area dos fundos.

    como esta no muro que e dele nao falei nada, e ainda esta fazendo nao e obra terminada,
    agora ele esta cobrindo com um telhado colonial e pela armaçao ja deu pra perceber que este telhado ira passar mais de 40 cm pra dentro do meu quintal. tenho certeza que isso ele nao pode fazer, mas onde eu procuro ajuda pra conseguir impedir que ele conclua essa obra?

    obrigada.

    C

    Claudia40 Domingo, 02 de junho de 2013, 10h53min

    Olá, eu e meu vizinho dividimos os orçamentos para construir o muro de divisa, fizemos o muro com fundação para elevar o meu andar de cima, já que eu construo para o lado e ele para trás, ele concordou....só que depois do muro construído e já para bater laje, ele mudou de ideia e disse que para eu parar e fazer minha coluna dentro do meu terreno para sustentação da laje, que a coluna que estava no muro já feito não procede. Como faço agora? Quebro as colunas? Tenho mesmo que fazer outras colunas dentro do meu terreno? Se o muro é nosso? Procede a reclamação dele?

    R

    Rodrigo Delgado Domingo, 16 de junho de 2013, 20h32min

    Tenho algumas dúvidas e gostaria muito da ajuda dos colegas.
    Tenho um vizinho que além de construir uma janela em meu muro, criou 2 (dois) canteiros de aproximadamente 2 metros de comprimento por 1 de largura rente ao muro com escoamento constante de água, segundo ele, para cultivar agrião, o muro já está pendendo para o lodo dos canteiros e como se não bastasse o vizinho colocou uma mangueira com água bombeada de seu lago e mais a saída de sua calha para escoar toda a água nos canteiros, os mesmos sempre estão cheios de água.
    Gostaria então de saber se cabe uma ação indenizatória, pois o mesmo está causando a queda do muro. Quanto a janela, tenho direito de determinar o fechamento da mesma, pois tira minha privacidade? Fico no aguardo!

    Desde já obrigado!

    G

    Gabriela Jaeger Quinta, 19 de setembro de 2013, 19h35min

    Pessoal, dêem uma olhada no Código Civil, particularmente nos artigos 1.299 e seguintes; lá vcs encontrarão muitas respostas, que servirão de base para uma possível ação judicial.

    T

    Thiago Hernanes Sexta, 17 de janeiro de 2014, 14h56min

    Bom dia, moro em RJ e estou com um problema. Adquiri um sobrado usado cuja lateral é um acesso para uma vila. A parte de trás do imóvel naturalmente dá para o centro desta vila. O imóvel assim que adquiri possuía uma varanda com telha, mas sem janelas. Apenas vãos, que davam vista para o vizinho esquerdo, para a vila e para o acesso da vila (começando na parede esquerda, em sentido horário).

    Além da péssima aparência, resolvi por segurança fechar estes vãos. No lado esquerdo ficou completamente rebocado, no lado direito coloquei cubos de vidro (por conta da luz), e na metade direita do lado de trás coloquei uma janela veneziana, enquanto na outra metade (esquerda) reboquei.

    O problema é que a primeira casa da vila se queixou após a obra, alegando que irá "arruinar" reforma alegando que irá subir um muro até a janela recém colocada. Entendo que na metade que rebocamos, não poderíamos mesmo ter colocado janela pois ficaria bem em cima da garagem dela. O dia que ela quisesse subir o muro, ela faria e seria total direito dela.

    Porém além de não ver propósito, acredito que não seja de direito dela subir um muro bloqueando a janela (ou seja, na outra metade), visto que todas as casas da vila tem uma mini-calçada à frente dos imóveis e é justamente onde ela quer subir o muro. Colocamos a janela justamente por sabermos que estaria sobre o terreno da calçada, onde nenhum morador tem direito de subir muros.
    Se todos os moradores da vila, por ventura quiserem avançar a casa até a calçada, a vila definitivamente ficará sem nem espaço para manobrar os automóveis dos moradores!

    Como devo proceder, no caso dos vizinhos subirem de fato o muro?

    Agradeço a atenção.

    L

    Liana Santana Segunda, 24 de março de 2014, 8h50min

    Bom dia amigos deste fórum.
    Estou com um baita problema em relação se permito ou não meu vizinho derrubar todos seu reboco de barro que fica dentro da minha área.
    Vou explicar o está acontecendo.Os novos proprietários do sobrado vizinho ao meu imóvel quer, por que quer, tirar todo reboco de barro para colocar lajotas,sendo que ele não tem área, o que isso irá gerar uma sujeira terrível em minha casa sem falar no incômodo de estranhos transitando em meu imóvel.
    A paraede fica menos de 1 metro de distância das janelas dos quartos.Teremos que ficar praticamente o dia todo com as janelas fechadas.
    Me ajudem a redigir um documento que exige medidas tais como: lonas para cobrir o telhado bem como proteção para minhas janelas e prazo para concluir todo serviço.Por favor me ajudem moro somente com minhas 3 irmãs e não temos mais nosso chefe de família para resolver este problema.

    N

    Natanhe Oliveira Terça, 17 de junho de 2014, 14h46min

    Boa tarde!

    Por favor me tire uma dúvida ou me ajudem a resolver.

    Bom desde de março de 2014, venho pedindo a minha vizinha para retirar umas perna-mancas que está encostada na minha casa, pois a mesma só está cupim e fiz um limpeza antes em casa para retirar as casas e voltarem e vi que o foco vem dessas perna-mancas q esta na minha parede e toda vez é uma desculpe e até hoje nada, pois a casa de cupim na minha casa voltou de novo e ela não está fazendo nada p/resolver e meu marido j´está cansada e até pensando em jogar as perna-mancas, mas eu digo espera mas um pouco, só que ela só enrola e o que eu faço, para onde recorre, pois já fazem 03 meses e nada e minha casa que está ficando prejudicado, pois não adintar chamar a dedetização se o foco continua encostada na parede de casa, por favor me ajudem.

    Ficarei no aguarado.
    Natanhe

    A

    Adriana Ventura Terça, 01 de julho de 2014, 17h23min

    ola ,gostaria de saber o que fazer quando o vizinho resolve construir no muro de divisa ,que esta dentro do nosso lote ,quais providencias posso tomar ,para que isso não acontece, e o que acontece se ele desobedecer ,

    M

    MARIA1970 Segunda, 07 de julho de 2014, 9h28min

    Meu vizinho construiu sua garagem junto ao meu muro. Na época fomas na Prefeitura que disse que ele poderia encostar a parede para fazer apenas a garagem, não poderia fechar o vão, e aceitamos na condição dele fazer um muro para ele e encostar a parede da garagem no muro dele. Agora ele esta fechando a área de trás da casa junto ao muro e os fundos. Ele pode fazer esse tipo de fechamento, porque o vão da garagem continua aberto (sem portas) mas lá nos fundos ele fechou tudo. E além disso estou com receio dele fazer um terraço na parde de cima, o que o dará uma visão de cima para o meu quintal.

    DK Guimarães

    DK Guimarães Terça, 11 de novembro de 2014, 16h02min

    Meu avô fez o muro dele quando comprou a casa dele sem ajuda de vizinhos,o muro dele tem colunas,e essas colunas são para dentro do terreno do meu avô,o vizinho vendeu a casa para um iquilino,e esse iquilino construiu uma casa no quintal e uma parede dessa casa ele fez em cima do muro do meu avô e nem se quer ele conversou e nem pediu autorização queria saber o que meu avô pode fazer para que ele retire essa parede do muro dele????

    Í

    Ívanno Robert Sexta, 20 de fevereiro de 2015, 20h58min

    Tenho um vizinho que construiu um muro colado á minha casa, alem de ter vários objetos encostados á minha casa. Como devo proceder pra que ele retire seus objetos e seu muro de juntos da minha casa?

    A

    ALMINDA SERTORIO Segunda, 23 de fevereiro de 2015, 13h31min

    como e onde posso procurrar meus diderito ,pois tenho urgencia e rebocar o meu murro

  • -1
    Jonatã Schofer

    Jonatã Schofer Quarta, 24 de junho de 2015, 17h19min

    Boa Tarde, Pessoal! Estou com dúvida. O meu vizinho construiu a parede da garagem dele na divisa. Pergunto: agora ele quer pintar a parede da garagem que fica na divisa da cor da casa dele, porém caso ele pintar ficará em desacordo com a cor da minha casa. Pois, eu posso pintar a parede da garagem do vizinho que fica na divisa da cor da minha casa.Se alguém puder me ajudar ficarei agradecido!