se alguem puder me ajudar agradeço, estou tendo uma mega dor de cabeça pra registrar o casamento na embaixada do brasil em nova deli. O q aconteceu foi o seguinte, eu casei dia 4/02/16 mas dia 9 eu precisava voltar pro brasil pois tenho q terminar a faculdade. Voltei e nem imaginava q eu precisava ir na embaixada. Deixei nas maos do meu marido la na india pra que ele pudesse resolver pra mim, mas nesse meio tempo a embaixada reclamou de um selo,nao sei bem o q foi, enfim, meu marido fez conforme eles pediram. Agora o documento esta na embaixada e estao enrrolando pra assinar carimbar, seja lá o q for. Pelas minhas contas 180 dias pra mim acabam terça que vem. Existe solução? Essa regra de 180 dias conta mesmo? Por favor me de uma luz! Eu nao vou voltar na india até eu me formar, em março de 2017. Após a formatura vou pra la pra ficar com meu marido. Eu consigo registrar o casamento no cartorio aqui mesmo depois de 180 dias?? Agradeço desde ja

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Segunda, 22 de agosto de 2016, 9h22min

    Bom dia Verônica,
    Para registrar o casamento efetuado no exterior, apenas a parte brasileira poderá requerer, mesmo deixando procuração, eles não legalizam, como você esteve pessoalmente na Embaixada, poder ser que eles façam a legalização.
    Apos a legalização, eles emitem uma outra certidão de casamento consular, esta já virá em portugues, e quando chegar ao Brasil, deverá levar no cartório de registro civil para fim de transcrição para que o seu casamento tenha validade também aqui no Brasil.
    Desconheço este prazo de 180 dias para efetuar a transcrição aqui no Brasil, o mais importante é a emissão da certidão de casamento consular.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    A

    Adler Martins - Advogado em direito empresarial e internacional Domingo, 25 de setembro de 2016, 16h07min

    Cara Verônica,

    É comum que casamentos sejam registrados após o prazo de 180 dias. Às vezes até com anos de atraso.
    Por favor entre em contato se precisar de ajuda com o registro: [email protected].

    Abs.