Desconhecido Quarta, 03 de agosto de 2016, 21h29min

    havendo concomitância não.

    L

    Luguevas Segunda, 08 de agosto de 2016, 8h46min

    Inez: cuidado para não estar contribuindo para o INSS como facultativa! Servidor público é proibido de fazer contribuição ao INSS como facultativo. Está na lei.

    ?

    Desconhecido Terça, 09 de agosto de 2016, 10h14min

    Bom dia! Grata por sua resposta. Não sei o que significa contribuição facultativa???

    ?

    Desconhecido Terça, 09 de agosto de 2016, 10h18min

    Eu trabalhava no particular e em 2005 passei a ser estatutária, pois passei em concurso publico, como sou enfermeira continuei trabalhando em 2 locais, um particular e o outro no estado, duas contribuições de órgãos diferentes(inss; funafin) por isso a pergunta anterior, se haveria a possibilidade de usar o tempo concomitante para o inss.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    E

    Eldo Luis Andrade Terça, 09 de agosto de 2016, 10h59min

    Poderá usando tempos concomitantes de contribuição aposentar tanto pelo INSS Ipor ser contribuinte obrigatória do INSS devido a ser empregada em empresa privada) como pelo funafin (por ser servidora pública com Regime Próprio de Previdência). A contribuição concomitante de um sistema de previdência ser usada para aposentadoria em outro é legalmente vedada.