Sou estudante do 5º ano do doutorado na UFRGS em ciência da computação, e não posso ultrapassar o limite de 5 anos completos, sob pena de jubilamento. O regulamento indica que este limite foi imposto por coincidir com a duração das bolsas, porém não sou bolsista. Sei, por conversas com professores, que o real motivo deste prazo é melhorar a nota do curso perante a Capes. Possuo um histórico impecável e publicações de alto nível, apenas me prolonguei no curso por dificuldades em concilhá-lo com um novo emprego desde 2013.

A universidade pode me jubilar? Existe a possibilidade de impedir este jubilamento e prolongar o doutorado?

Respostas

    R

    RPM Domingo, 07 de agosto de 2016, 19h55min

    Bom, essa é uma questão que está no âmbito da autonomia universitária, ou seja, é a própria Universidade que decide como lidar com tais questões. De qualquer maneira, caso eles realmente queiram jubilar você, sugiro que procure um advogado, pois a questão, em juízo, pode ter outro desfecho,