Identidade militar de não dependente
Prezados/as
Sou filha de militar, mas deixei de ser dependente do meu pai desde os 19 anos (tenho 26). No entanto, utilizei a identidade emitida pela Marinha para fazer tudo na minha vida, de CPF a diploma universitário. Hoje, quando procurei a Marinha para renovar a identidade, soube que desde janeiro uma portaria só permite que se emita identidades para dependentes de militares e militares. Assim, a identificação que sempre utilizei não será renovada. O que eu faço? Vou ter que refazer toda a minha documentação incluindo diplomas de nível superior e médio? Como eu já tenho a identidade não seria direito meu que se faça a renovação durante toda a minha vida? Tenho toda a minha documentação com o número da identidade militar, é um engano burocrático fazer com que eu mude tudo para a civil agora.
O decreto que deu origem à portaria é o DECRETO Nº 8.518, DE 18 DE SETEMBRO DE 2015. E a portaria é a Portaria Normativa nº 4 de 12/01/2016 / MD - Ministério da Defesa.
Grata pela atenção.
Boa tarde Simony, meu nome é André, sou militar da reserva. Estou na mesma situação, mas inversamente, minha filha deixou de ser minha dependente quando casou, agora ela está divorciada, mas mesmo ela não tendo mais vínculo comigo, continuou com a identificação militar, agora quer mudar o nome no documento para o anterior, de solteira, me informaram que não poderá ser feito, conforme você relatou. Voce teve alguma orientação ou conseguiu tirar ou renovar sua carteira? Podes me ajudar com alguma informação? Grato. André (CAP RR Aer)
Olá! Eu não consegui renovar a identidade militar, a solução foi trocar toda a minha documentação para a identidade civil. O diploma do Ensino Médio vai ficar com o número da identidade militar, pois é muito difícil mudar, mas como consegui alterar o de Ensino Superior não será um problema. Enfim, mudam as regras e não pensam na vida das pessoas.
Simony, estou com o mesmo problema. Pior que a ultima atualização apresenta validade indeterminada, e por uma canetada do governo acaba nos prejudicando. Não entendo, pois o registro permanecerá nos arquivos da força na qual expediu a identidade, e não estamos gozando de nenhuma regalia em ter a carteira atualizada.