vagner M. M. Domingo, 18 de março de 2001, 2h53min

    As S/As dá márgem a uma gama imensa de assuntos. O que talvez poderei lhe esclarecer, será sobre sua função.
    As sociedades surgiram na idade média, pois, do advento do comércio o homem sentiu necessidade de unir esforços para um fim. Com o desenvolvimento desta finalidade, surgiram tipos de sociedades mais organizadas e que atribuía aos seus sócios cada vez menos restrições às responsabilidades advindas das relações comerciais; Ou seja, os sócios tornavam gradativamente responsáveis pelas suas participações nos negócios. Isto trouxe grandes vantagens àquele sócio que tinha pouco poder de decisão nos casos de falência.
    Com o desenvolvimento das atividades comerciais e crescimento das sociedades, foi preciso criar novos tipos societários como as LTDA's e as S/A's. Ambas responsabilizam os sócios até a parte que contribuíram p/ a formação do capital/quota; Mas, as S/A's não permite que as responsabilidades perpassem ao patrimônio do sócio não-gestor em caso de "falência".
    Esta é a função primordial das s/A's.
    Espero ter te ajudado.
    Vagner.

    ?

    Ney Caminha Quinta, 31 de maio de 2001, 21h08min

    Obra recomendada:

    Direito Societário
    José Edwaldo Tavares Borba
    Livraria e Editora Renovar Ltda
    RJ (21) 531-2205
    SP (11) 3104-9951
    www.editoras.com/renovar