Olá, após várias pesquisas sobre usucapião, estava pesquisando sobre um terreno perto onde resido, que está abandonado e com muito mato em volta. Liguei para um cartório, para verificar como posso ver se o terreno possui matricula e tudo mais. Nisso a mulher foi grossa comigo e me falou que preciso verificar isso com a Prefeitura da cidade. Liguei para a prefeitura, novamente fui mal atendido, e a mulher alegou que não pode passar informações nenhuma sobre terreno algum.

Minha dúvida é, como vou poder consultar se o terreno possui dono ou não? O terreno é um mato, não tem número e nem nada, e se o cartório nem a prefeitura contribuírem, jamais vou conseguir informações! Alguém sabe alguma forma de conseguir o que preciso? Obrigado

Respostas

    D

    Desconhecido Segunda, 15 de agosto de 2016, 12h04min

    BOM PARA COMEÇO DE CONVERSA A USUCAPIÃO NÃO FUNCIONA DA FORMA COMO VC TA PRETENDENDO, OU SEJA, DESCOBRIR SE TEM DONO E COMO ESTA A SITUAÇÃO, PARA QUE SE POSSA TENTAR A USUCAPIÃO PRIMEIRO É PRECISO TER A POSSE MANSA E PACÍFICA POR NO MINIMO 05 ANOS. PORTANTO MESMO QUE VC CONSIGA A INFORMAÇÃO DE QUEM É O DONO E SE IPTU OU OUTRAS TAXAS ESTÃO OU NÃO ATRASADAS ISSO NÃO TE DA DIREITO DE INGRESSAR COM AÇÃO DE USUCAPIÃO.

    G

    Gabriel Segunda, 15 de agosto de 2016, 14h34min

    Entendi, na verdade queria saber para não ter problemas com o Estado. Não pretendia entrar com a ação de usucapião antes dos 5 anos, era apenas para evitar complicações futuras.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 15 de agosto de 2016, 20h15min

    Tais pesquisas não são de graça por isso elas só podem ser feitas com o interessado indo pessoalmente aos tais orgãos.