boa tarde tenho um sobrinho de 5 anos, que mora comigo e com meus pais desde que nasceu, meus pais que sempre sustentou o neto meu irmão e minha cunhada, os dois nunca ajudaram sempre foi meus pais que cuidou da alimentação saúde e educação da criança. meu irmão faleceu a 3 anos e meu sobrinho continua a morar com agente e só vai para a casa da mãe aos finais de semana, ou quando ela decide ficar com ele. Porem a algum tempo meus pais descobriram que meu sobrinho tinha direito a pensão e foi ai que minha cunhada decidiu querer ficar com a criança porem ela ainda não ajuda em nada e gasta a metade do dinheiro que fica com ela com coisas para ela não compra nada para o menino e agora está fazendo chantagens emocionais com meus pais e os mesmos estão sofrendo muito com essa situação pois quem cuida da criança é meus pais, nem na escola ela vai para acompanhar as reuniões sempre meus pais que a acompanham tudo. Queria saber se entrarmos com o pedido de guarda temos chances de ganhar?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 16 de agosto de 2016, 17h45min

    Seus pais devem garantir que a criança não seja levada caso um dos genitores resolva busca-lo, o que seria direito do pai ou da mãe. Portanto, devem buscar o quanto antes advogado ou a defensoria publica e requerer por liminar a guarda provisória, basta comprovar que em todos esses anos a criança tem estado sob os cuidados dele, tendo eles a custódia fisica do neto, vale apresentar vizinhos, declaração de pediatra, da creche, da professora da escola, fotos etc, menos os parentes de seu pai ou de sua mãe.

    Com a guarda provisória a mãe não poderá levar o filho, terá de recorrer a justiça pedindo a guarda judicial, e neste momento seus pais poderão comprovar que nunca ajudou em nada o filho e que pouco convive com a criança.

    E antes mesmo disto, seus pais podem requerer a pensão por morte a que a criança tem direito, basta apresentar a liminar que concede a guarda do neto a eles. A mãe da criança que se vire!!!