A partir de quando posso recusar essa convocação obrigatória?

Há 9 anos ·
Link

Prezados, bom dia!

Pela 3ª vez estou sendo convocada para trabalhar nas eleições contra minha vontade. Se é usado o termo mesário voluntário, mas obrigatoriamente foi convocada e estou tendo que trabalhar pela 3ª vez. Ouvi falar, mas em pesquisas não consegui encontrar essa informações comprovada que após a 3ª convocação posso recusar sem penalidade. Queria saber se a informação procede e saber maiores detalhes, pois para mim é um serviço massacrante onde não sei até quando o governo irá me obrigar a fazer tal serviço.

Fico no aguardo.

Atenciosamente,

4 Respostas
Alisson Pereira
Há 9 anos ·
Link

É muito chato ser obrigado a ser mesário. Mesmo quando no final do pleito você recebe aquela folha para assinaturas e pergunta se você quer ser convocado de novo ou não, é mesmo que nada. É minha terceira eleição (segunda como presidente de seção) e dessa vez antes do ano acabar vou procurar saber com o TRE como DEFINITIVAMENTE não ser chamado de novo.

Já fui porque quis, já fui por obrigação, hora de colocarem "sangue novo", gente que queira seja pelos créditos de atividade-extra, experiência, etc.

Na minha primeira eleição a pessoa que seria 2º mesário faltou, ficamos com um a menos na mesa, nem sei se ela foi punida ou não mas algo me diz que não.

Mas para primeiro mesário e presidente não tem jeito... Ou vai ou é preso. Até pelo fato do presidente ficar com "o malote" da seção eleitoral.

Mesário... Não quero mais não!

Carlos Bandeira
Há 7 anos ·
Link

Eu sei que tem 2 anos essa pergunta, mas ... eu não sou advogado, mas já fui mesário por 4 vezes e me convocaram de novo este ano. A legislação é bem clara, o serviço eleitoral é OBRIGATÓRIO. Os TREs é que fazem as inscrições voluntárias de quem quer participar, afinal você tem 2 dias de folga para cada dia da eleição e a dispensa do dia do treinamento.. Após receber a convocação você tem 5 dias para comparecer ao cartório eleitoral e apresentar as suas razões pelas quais não pode ser mesário. Se não forem suficientes para convencer o juiz eleitoral você será obrigado a comparecer no dia da eleição ou arcar com as penas previstas na lei eleitoral.

tem muita gente querendo ser mesário e uma maneira de escapar é levar alguém que queira no seu lugar e pedir a troca ao juiz eleitoral

Lucas Sallazhar
Há 7 anos ·
Link

Desculpa, a minha ignorância no assunto... Vasculhando o site do TRE lá diz que você é voluntário. Logo o serviço não deveria ser obrigatório. Procurando um pouco mais diz que você será comunicado se deseja ou não participar.

Hen_BH
Advertido
Há 7 anos ·
Link

A preferência na convocação para a realização dos trabalhos recai, primeiramente, sobre aqueles que se declarem como voluntários.

Ocorre que nem sempre a quantidade de voluntários é suficiente para compor as mesas e as demais funções, de modo que cabe à JE lançar mão de convocações (obrigatoriedade) a fim de evitar prejuízo ao bom andamento dos serviços.

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos