Prezados, bom dia!

Pela 3ª vez estou sendo convocada para trabalhar nas eleições contra minha vontade. Se é usado o termo mesário voluntário, mas obrigatoriamente foi convocada e estou tendo que trabalhar pela 3ª vez. Ouvi falar, mas em pesquisas não consegui encontrar essa informações comprovada que após a 3ª convocação posso recusar sem penalidade. Queria saber se a informação procede e saber maiores detalhes, pois para mim é um serviço massacrante onde não sei até quando o governo irá me obrigar a fazer tal serviço.

Fico no aguardo.

Atenciosamente,

Respostas

4

  • 0
    A

    Alisson Pereira Sexta, 26 de agosto de 2016, 21h36min

    É muito chato ser obrigado a ser mesário. Mesmo quando no final do pleito você recebe aquela folha para assinaturas e pergunta se você quer ser convocado de novo ou não, é mesmo que nada. É minha terceira eleição (segunda como presidente de seção) e dessa vez antes do ano acabar vou procurar saber com o TRE como DEFINITIVAMENTE não ser chamado de novo.

    Já fui porque quis, já fui por obrigação, hora de colocarem "sangue novo", gente que queira seja pelos créditos de atividade-extra, experiência, etc.

    Na minha primeira eleição a pessoa que seria 2º mesário faltou, ficamos com um a menos na mesa, nem sei se ela foi punida ou não mas algo me diz que não.

    Mas para primeiro mesário e presidente não tem jeito... Ou vai ou é preso. Até pelo fato do presidente ficar com "o malote" da seção eleitoral.

    Mesário... Não quero mais não!

  • 0
    Carlos Bandeira

    Carlos Bandeira Quinta, 09 de agosto de 2018, 14h47min

    Eu sei que tem 2 anos essa pergunta, mas ... eu não sou advogado, mas já fui mesário por 4 vezes e me convocaram de novo este ano.
    A legislação é bem clara, o serviço eleitoral é OBRIGATÓRIO. Os TREs é que fazem as inscrições voluntárias de quem quer participar, afinal você tem 2 dias de folga para cada dia da eleição e a dispensa do dia do treinamento..
    Após receber a convocação você tem 5 dias para comparecer ao cartório eleitoral e apresentar as suas razões pelas quais não pode ser mesário. Se não forem suficientes para convencer o juiz eleitoral você será obrigado a comparecer no dia da eleição ou arcar com as penas previstas na lei eleitoral.

    tem muita gente querendo ser mesário e uma maneira de escapar é levar alguém que queira no seu lugar e pedir a troca ao juiz eleitoral

  • 0
    Lucas Sallazhar

    Lucas Sallazhar Sexta, 19 de outubro de 2018, 16h05min

    Desculpa, a minha ignorância no assunto... Vasculhando o site do TRE lá diz que você é voluntário. Logo o serviço não deveria ser obrigatório.
    Procurando um pouco mais diz que você será comunicado se deseja ou não participar.

  • 0
    H

    Hen_BH Sexta, 19 de outubro de 2018, 17h06min

    A preferência na convocação para a realização dos trabalhos recai, primeiramente, sobre aqueles que se declarem como voluntários.

    Ocorre que nem sempre a quantidade de voluntários é suficiente para compor as mesas e as demais funções, de modo que cabe à JE lançar mão de convocações (obrigatoriedade) a fim de evitar prejuízo ao bom andamento dos serviços.