Prezados, bom dia!

Pela 3ª vez estou sendo convocada para trabalhar nas eleições contra minha vontade. Se é usado o termo mesário voluntário, mas obrigatoriamente foi convocada e estou tendo que trabalhar pela 3ª vez. Ouvi falar, mas em pesquisas não consegui encontrar essa informações comprovada que após a 3ª convocação posso recusar sem penalidade. Queria saber se a informação procede e saber maiores detalhes, pois para mim é um serviço massacrante onde não sei até quando o governo irá me obrigar a fazer tal serviço.

Fico no aguardo.

Atenciosamente,

Respostas

    A

    Alisson Pereira Sexta, 26 de agosto de 2016, 21h36min

    É muito chato ser obrigado a ser mesário. Mesmo quando no final do pleito você recebe aquela folha para assinaturas e pergunta se você quer ser convocado de novo ou não, é mesmo que nada. É minha terceira eleição (segunda como presidente de seção) e dessa vez antes do ano acabar vou procurar saber com o TRE como DEFINITIVAMENTE não ser chamado de novo.

    Já fui porque quis, já fui por obrigação, hora de colocarem "sangue novo", gente que queira seja pelos créditos de atividade-extra, experiência, etc.

    Na minha primeira eleição a pessoa que seria 2º mesário faltou, ficamos com um a menos na mesa, nem sei se ela foi punida ou não mas algo me diz que não.

    Mas para primeiro mesário e presidente não tem jeito... Ou vai ou é preso. Até pelo fato do presidente ficar com "o malote" da seção eleitoral.

    Mesário... Não quero mais não!

    Carlos Bandeira

    Carlos Bandeira Quinta, 09 de agosto de 2018, 14h47min

    Eu sei que tem 2 anos essa pergunta, mas ... eu não sou advogado, mas já fui mesário por 4 vezes e me convocaram de novo este ano.
    A legislação é bem clara, o serviço eleitoral é OBRIGATÓRIO. Os TREs é que fazem as inscrições voluntárias de quem quer participar, afinal você tem 2 dias de folga para cada dia da eleição e a dispensa do dia do treinamento..
    Após receber a convocação você tem 5 dias para comparecer ao cartório eleitoral e apresentar as suas razões pelas quais não pode ser mesário. Se não forem suficientes para convencer o juiz eleitoral você será obrigado a comparecer no dia da eleição ou arcar com as penas previstas na lei eleitoral.

    tem muita gente querendo ser mesário e uma maneira de escapar é levar alguém que queira no seu lugar e pedir a troca ao juiz eleitoral

    Lucas Sallazhar

    Lucas Sallazhar Sexta, 19 de outubro de 2018, 16h05min

    Desculpa, a minha ignorância no assunto... Vasculhando o site do TRE lá diz que você é voluntário. Logo o serviço não deveria ser obrigatório.
    Procurando um pouco mais diz que você será comunicado se deseja ou não participar.

    H

    Hen_BH Sexta, 19 de outubro de 2018, 17h06min

    A preferência na convocação para a realização dos trabalhos recai, primeiramente, sobre aqueles que se declarem como voluntários.

    Ocorre que nem sempre a quantidade de voluntários é suficiente para compor as mesas e as demais funções, de modo que cabe à JE lançar mão de convocações (obrigatoriedade) a fim de evitar prejuízo ao bom andamento dos serviços.