o pai do meu filho vive em outro estado e quer a guarda compartilhada dele que tem 1 ano e 8 meses , é possível?! E meu filho mora comigo desde seu nascimento.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 18 de agosto de 2016, 21h58min

    Sim, nada impede que se compartilha a guarda, a criança não teria de alternar de lar por isso. O compartilhamento da guarda faz dos genitores autores das decisões sobre tudo na vida da prole em comum, pai e mãe em condições de igualdade.

    S

    S.A Terça, 18 de outubro de 2016, 3h38min

    Rafael F Solano estou do lado oposto do caso supracitado. Pretendo pleitear a guarda compartilhada do meu filho de 3 anos, mas moro no norte e ele e a mãe no sudeste. A intenção ( além do convívio com ambos) é que ele passe o "ano letivo" alternadamente (o mesmo frequenta a creche municipal e sabemos que legalmente não é obrigatório, mas é muito bom para o desenvolvimento dele o convívio com outras crianças, além de nos dar "respaldo" para trabalharmos). Queria saber se você tem conhecimento de casos com esse tipo de período.

    P

    Pai Gente Fina Terça, 18 de outubro de 2016, 8h24min

    S.A. Não é bem assim que funciona.

    Eu sou mega defensor da guarda compartilhada, atuo neste fórum a anos e batalhei bastante para o compartilhamento da guarda do meu filho.

    Quando pai e mãe moram em cidades diferentes, é definida uma cidade-base para a criança, e uma rotina de contatos e convívio com o outro genitor (telefone, internet, férias, feriadões), que deve ser comunicado sobre rotina escolar, doenças, eventos... coisas do cotidiano e participar (mesmo que a distância) das decisões.

    Quando os pais moram perto, não há problema algum em transitar entre os lares, pq os laços sociais são mantidos (escola, atividades, colegas),

    Quando os pais moram longe, para alternar as residências, a criança teria que desfazer e refazer seus laços sociais todas as vezes que fosse passar uma temporada com o outro genitor, isso deixa a criança sem o sentimento de pertencimento.

    Caso vocês queiram, eu posso ajudar a mediar uma conversa entre vocês!
    Lembrem-se... o foco é o melhor para o menor

    R

    Rafael F Solano Terça, 18 de outubro de 2016, 8h38min

    SA, é como bem explicitou o Pai Gente Fina.

    Atente para a realidade dos fatos. Ao ter um filho sua vida (seus assuntos pessoais) deixaram de ser prioridade, seus direitos foram para segundo plano. A prioridade aqui é só da criança. Portanto, se vc quer conviver com seu filho mude-se para a cidade dele e então a vida dele só se enriquecerá com o convivio alternado entre a casa paterna e a materna, pois não deve ser a criança violentada em seu desenvolvimento social para atenter aos interesses dos pais. O filho tem o direito e a necessidade de se estabelecer em um meio, desenvolver relacionamentos, e alternar de cidade só para atender ao conforto dos pais é um atentado contra os direitos dela, pois a guarda compartilhada e o convivio alternado é para ATENDER AOS DIREITOS DA CRIANÇA..