Trabalhei no setor privado até outubro do ano passado, quando fui demitida. Então, em fevereiro desse ano ingressei no serviço público, onde temos um sistema próprio de previdência. Gostaria de saber se posso continuar contribuindo como individual (artesanato) no INSS, e se posso acumular benefícios nas 2 previdências (ex: auxílio maternidade ou doença - em caso de parto ou doença, posso receber um benefício pela previdência própria da prefeitura, e outro pelo INSS, ou não é possível o acúmulo dos benefícios?). Depois, para fins de aposentadoria posso me aposentar pelos dois?

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Segunda, 22 de agosto de 2016, 23h27min

    É possível em tese aposentadoria e outros benefícios pelos dois regimes de previdencia. Mas no caso do INSS você terá de ter prova de outra atividade paralela a do serviço público. O que nem sempre é fácil de conciliar.