Eu digito a algum tempo com um cara da net. Enfim decidimos nos conhecer, ele pediu meu nome completo, numero da agencia bancaria e conta e CPF. Eu passei os dados, a data de viagem e para a proxima semana. Tenho os dados de endereço e telefone assim como nome completo da pessoa e só. Conversando com uma amiga ela em alertou sobre os possiveis riscos que poderia estar correndo diante da minha ingenuidade, uma vez que para fazer depositos bancarios não e necessario Nº de CPF alem dos dados da conta como agencia e Nº da conta e nome so pra confirmar se a conta e da referida pessoa mesmo. Diante dos fatos, estou temendo o pior. Peço orientação de como preoceder de futiuros aborrecimentos. Anciosa por uma respota,a gradeço desde ja.

Respostas

    V

    Vick Vitória Domingo, 27 de abril de 2008, 4h10min

    Patricia,

    Posso, evidentemente estar enganado, acontece com todo ser humano, mas tenho quase certeza que você foi vítima de um golpe, ou será.

    Procure a SERASA ou SPC de sua cidade e tire um extrato, se, por acaso já foi utilizado seu nome e número de documentos para algum ato ilícito, possivelmente seu nome já deve estar constando. Se ainda não foi, procure "teclar" com o "seu amigo", levar um papo numa boa, e procurar descobrir de onde ele é, seu email etc. copie todos os emails que ele lhe enviou, faça um arquivo. Caso seu nome apareça em algum órgão de proteção ao crédito, vá a uma Delegacia de Polícia, levando tudo que armazenou em conversas com o dito cujo, e preste queixa. A Polícia com certeza descobrirá onde ele se encontra e resolverá o problema.

    Por outro lado, caso seu nome esteja em algum órgão de proteção ao crédito (SERASA, SPC, Cartório de Protestos, etc.), e não tenha sido por inadimplencia sua, não se desespere, é fácil resolver.

    [...]

    Y

    YOSHIRO KISHATO Domingo, 27 de abril de 2008, 7h36min

    Patrícia,
    Quanto à questão do clone de CPF, hoje, acho isso totalmente impossível. A Receita Federal, há alguns anos, procedeu ao recadastramento de todos os CPF para detectar quem tinha mais de um CPF e estava lesando principalmente os cofres públicos. Depois disso, instituiu a Declaração de Isento,obrigando (a quem não faz a Declaração de Ajuste Anual) a fazer essa declaração (de Isento), anualmente, sob pena de cancelamento.
    Agora, como já postaram aí, vc ou já foi ou será vítima de um golpe, já que essa pessoa tem todos os seus dados e pode tranquilamente, solicitar cartões de crédito em seu nome, indicando um endereço para os Correios enviá-los. De posse dos cartões, essa pessoa partiria para efetuar compras, principalmente pela Internet.
    A única solução que acho é vc dirigir-se a uma Delegacia de Polícia e dizer que perdeu todos os documentos (ou pelo menos a Cart. de Identidade e o CPF). A Delegacia irá emitir um B.O.( Boletim de Ocorrência ), o qual, será a sua proteção contra cobranças futuras.

    C

    cesar de oliveira Quinta, 02 de dezembro de 2010, 20h35min

    Boa noite, passei meus dados como cpf e rg em um site de compras, porem agora acho que este site não é confiável, como devo proceder para me resguardar de problemas futuros?? obrigado !!!!!!