Tenho 24 anos, estou cursando 1 semestre da faculdade particular,nao tenho condições de continuar meus estudos.Meu pai tem condições e da de tudo pra minha irmã que tem 21anos,ja deu 2 carros novos,nunca me deu nada até hoje e não quer me ajudar nos estudos. Quais meus direitos?o que posso alegar num eventual processo? Me ajudem

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 25 de agosto de 2016, 14h25min

    Lamento, vc podia ter sido considerado dependente de seu pai até o mês em que completou 24 anos, agora não dá mais para pedir pensão.

    O carro que sua meia irmã ganhou pode ter sido dado pela mãe dela tmb, não só pelo pai, portanto, não se pode exigir tratamento igualitário, vc não é filho da mãe dela. Lamento

    ?

    Desconhecido Sexta, 09 de setembro de 2016, 4h10min

    Ele gasta uns 4000 com minha irmã que tem 21 anos
    Eu so preciso de uma ajuda de gusto de um pai que tem condições e nunca ajudou um filho que so soube fazer e sumiu no mundo.
    Sem essa ajuda vou ter que trancar minha faculdade e nao sei o que vai ser do meu futuro sem estudo
    Obrigado Rafael F Solano
    Quem poder dirar minhas dúvidas
    Desde ja agradeço

    R

    Rafael F Solano Sexta, 09 de setembro de 2016, 11h31min

    A filha dele não tem mãe?? O que um casal fornece ao filho não é somente de um dos genitores.

    Mesmo que vc fosse filho do casal e vivesse sob o mesmo teto que eles, formassem uma familia, mesmo assim nenhum de seus genitores seria obrigado a dar para cada filho o mesmo tratamento, nem mesmo em questão financeira

    ?

    Desconhecido Sexta, 21 de outubro de 2016, 3h07min

    Entao vou ter que trancar minha faculdade?
    Por que meu pai que nunca me ajudou em nada so me trouxe constrangimento nao quer me ajudar.Se ele nao tivesse condições tudo bem,mas nao é o caso.Estou muito triste com esses leis que o indivíduo pode sair fazendo filhos e nunca dar nenhum tipo de assistência emocional e financeira e fica por isso mesmo.

    D

    debora cristiane Sexta, 21 de outubro de 2016, 6h18min

    Você deixou para se preocupar com isso quando nada mais pode ser feito.
    Enquanto menor,sua mãe,como sua responsável legal,deveria ter ido atrás da sua pensão e visitas.Dos 18 aos 24 vc mesmo deveria ter feito isso.Não foi e deixou para iniciar os estudos muito tarde,Não importa os motivos que teve pra isso,No caso.
    O fato do seu pai beneficiar sua irmã, mágoa mas não muda.Primeiro que ela também tem mãe e segundo que o filho que mora junto é natural receber mais atenção e terceiro porque não houve uma provocaçao (pensao)por sua parte.Por lei o pai não é obrigado a pensionar o filho sem ser acionado judicialmente.Lamento.

    D

    debora cristiane Sexta, 21 de outubro de 2016, 6h21min

    Só lhe resta conversar com seu pai e pedir-lhe essa ajuda financeira,que se for dada será por mera liberalidade e poderá ser cassada a qualquer tempo.

    D

    debora cristiane Sexta, 21 de outubro de 2016, 6h21min

    Cessada.

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 21 de outubro de 2016, 8h08min

    Saulo, amor e cuidados não se obrigam... ele não tem mais obrigação financeira com vc por já ser um adulto.

    Mas pelo outro lado, porradas da vida podem ser motivadoras para você alcançar seus objetivos.

    Leia isso aqui:

    http://www.medicinainforma.com/jovem-vende-agua-no-sinal-para-pagar-faculdade-e-realizar-seu-grande-sonho/

    R

    Rafael F Solano Sexta, 21 de outubro de 2016, 9h05min

    Filho não se faz sozinho. Quem escolhe a mãe do filho é o pai deste, quem escolhe o pai do filho é a mãe deste!!!!! Sua genitora não está inocente na história!!!

    Não digo que seja seu caso, mas há na vida mulheres que buscam homens para apenas viverem as custas das pensões devidas aos filhos, tem mulheres que buscam homens para viverem agarradas neles, fazem filho achando que isso vai mante-los presos a elas, e quando não conseguem demonizam a figura paterna para o filho ou impedem que o pai se aproxime da crinaça, achando que pune o pai ela na verdade prejudica o filho.

    É claro que tmb tem caras irresponsáveis que fogem da obrigação de CUIDAR da prole que inadvertidamente produz, mas isso não quer dizer que ele tem de conviver e dar amor, pois o que é amor para um não é para o outro, fora o caso de alguém não dar o menor valor para o que muitos dizem que é o amor. Amor é como o monstro do Lago Ness, todo mundo diz que existe mas ninguém nunca viu!!! É algo subjetivo e extremamente pessoal!!

    Finalizando, até mesmo debaixo de um mesmo teto os pais NUNCA tratam os filhos de modo igual, cada um tem suas peculiaridades, tem filho que inspira mais ou menos ajuda financeira, ajuda em forma de apoio, ou de conselhos, ou nenhuma interferência!!!

    ?

    Desconhecido Sexta, 04 de novembro de 2016, 2h27min

    Obrigado pessoal
    Mas eu ja to abrindo um processo Rafael F Solano,Pai Gente Fina.
    Mais se nao tenho direitos, como que o escritório pegou minha causa?Eles me disse que vai depender do que o juiz enterpreta.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 04 de novembro de 2016, 8h48min

    Saulo, advogado pega causas impossiveis porque muitos jogam no escuro, no estilo "vamos ver no que vai dar". De fato, em parte dependerá do entendimento do juiz, mas se o juiz seguir pelo entendimento majoritário vc terá de pagar a seu advogado do mesmo jeito!!! Então, quem de vcs 2 sai perdendo?? O advogado é que não é!!!

    ?

    Desconhecido Segunda, 07 de novembro de 2016, 17h52min

    Posso entra com o pedido de abandodono afetivo?

    Aline Cristina

    Aline Cristina Segunda, 07 de novembro de 2016, 17h57min

    Saulo infelizmente seu pai não tem obrigação uma vez que vc já completou 24 anos. Porem a questão dos carros que ele já deu a sua irmã , vc deve guardar provas e futuramente pode alegar antecipação de legitima

    R

    Rafael F Solano Segunda, 07 de novembro de 2016, 18h33min

    Seu pai conviveu com vc dando afeto? Ele depois sumiu deixando de conviver com vc?

    Se é só porque vc sente que ele dá mais a um filho que ao outro, lamento, isso não é abandono AFETIVO, pois não se compara afeto com bens materiais.

    ?

    Desconhecido Quarta, 09 de novembro de 2016, 0h51min

    Nao. não é isso Rafael.Fui abandonado pelo meu pais graças a minha mãe sou um homem hj e so quero o que é meu de direito.A lei divina ele nao vai escapar verdade.E se depender de mim vou até o fim atraz de justiças.Eu sei o que é abandono afetivo .