Em 2015, fui morar com um amigo meu, já que eu estava começando um tratamento psiquiátrico e psicólogo e tive que me afastar da minha família. Além dessa doença, também estava com anemia crônica, pesando 45 kg com 1,65. A mãe do moço me ajudou muito, já que era enfermeira. Mesmo doente eu buscava emprego, porque me incomodava morar de favor com alguém. Até que o moço que eu estava morando, começou a fazer curso de um programa de realidade virtual para se usar em Arquitetura (como eu já fazia faculdade de arquitetura) e começamos a trabalhar juntos. Acontece que ele emprestou o meu cartão pra comprar um monitor de quase 1000 reais e depois que eu voltei pra minha casa ele não me pagou e o cartão está no Serasa. O que eu faço para ele me pagar? Me casei recentemente e preciso ter meu nome limpo. Por favor, me ajudem! Deus abençoe desde já;

Respostas

    H

    Hen_BH Sexta, 26 de agosto de 2016, 12h49min

    Letícia,

    são dois pontos: no primeiro deles, você deve tentar meios próprios de pagar a dívida e limpar o seu nome. Algum parente de mais confiança que possa lhe emprestar o dinheiro até que você realinhe a sua vida. Sei que dinheiro emprestado hoje não é assim fácil, mas o processo de cobrança pode demorar, e isso pode atrapalhar os seus planos que necessitam de um nome limpo.

    No segundo ponto, você deve comprovar o que alega e ingressar com ação de cobrança contra a pessoa que lhe deve. Sendo um valor baixo, ele pode ser cobrado nos Juizados Especiais sem necessidade de advogado. Mas antes de ingressar com ação judicial, tente um acordo com o devedor, mesmo que ele pague de modo parcelado.