TENHO UM PROCESSO DESDE 1999,SOBRE UM CHEQUE, HOUVE PEDIDO DE PENHORA E EMBARGO DE TERCEIRO DESSA PENHORA,PERDEMOS ESSA AÇÃO ESTA SEMANA,PODEM SOLICITAR PENHORA DE NOVO? NÃO POSSO PEDIR A PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE DO MESMO?A QUALQUER MOMENTO POSSO SER IMPORTUNADO DE NOVO PELA PENHORA DE BENS?

Respostas

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches Domingo, 13 de fevereiro de 2011, 21h07min

    A prescrição intercorrente envolve a execução da sentença. Não é o caso.
    Se, por exemplo, passados dez anos, não for averbada a sentença de divórcio, nada impede que um dos cônjuges o faça.

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 13 de fevereiro de 2011, 21h08min

    CAfonso

    Nao havendo cumprimento do disposto na sentença homologatoria de divórcio, na qual ficou acordado divisão de bem imóvel, ocorre prescrição para requerer cumprimento da sentença?

    R- Não, nunca. No caso ficará em condomínio até qualquer dos comunheiros ofertar ao outro a sua parte a tanto por quanto, sem solução é necessário a competente ação de desconstituição do condomínio, legitimidade por qualquer dos proprietarios.

    N

    nelson_adv Sexta, 11 de março de 2011, 1h18min

    Dr. Antonio Gomes, sou formado em direito e tenho uma duvida. Minha familia esta sendo processada pela fazenda federal por debito de cofins de 94/95/96. o processo se nao me engano foi aberto em 1999 na justiça comum pois na minha cidade nao existia JF. Apenas tomamos conhecimento do processo em setembro de 2010, sendo que o processo correu sem a citação do meu pai, tio e avó ate o ano passado, sendo que meu avô é falecido. neste caso ocorre prescrição intercorrente? poderia entrar com uma exceção de pre-executividade? PS: nao posso dar mais detalhes pois ainda nao tive acesso aos autos.
    desde ja obrigado!

    G

    gogo Sexta, 11 de março de 2011, 2h15min

    Valeu Dr. Orlando,
    Sua posição só merece uns retoques, ou seja primeiro SUSPENDE - apenas uma vez- depois o processo é arquivado por no máximo 01 ano, quando então o Juiz de ofício ou a requerimento do executado decretará a prescrição intercorrente, antes ouvindo a Fazenda Pública.
    S.M.J

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 11 de março de 2011, 10h53min

    Nelson, sobre o caso concreto é necessário conhecer os autos com profundidade vertical e horizontal para dizer sobre a questão jus, S.M.J.

    Sendo assim, deixo de opinar.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes.

    O

    ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA Domingo, 13 de março de 2011, 11h07min

    Valeu Netão pela correção...ninguém é infalível e assim dizemos que só o debate constrói....
    Abraços,
    Orlando.

    R

    RICARDO TAVARES Segunda, 06 de junho de 2011, 17h31min

    Eu tinha uma dívida com o Banco em 1999. Em 2000 o banco entrou com uma ação monitória contra mim. Perderam na primeira instância e ganharam na segunda. Em 2004, o processo foi suspenso por 02 meses, a pedido do credor. Passado esse prazo, o processo foi arquivado. Não acharam bens para penhorar. Eu posso alegar prescrição intercorrente pela inércia do credor? Já se passaram 07 anos.

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 06 de junho de 2011, 17h51min

    Sim. Deve o advogado a ser obrigatoriamente constituido, ao tomar conhecimento do caso concreto, decidir sobre o melhor procedimento a ser adotado, especificamente se eles mantem o devedor no SPC/SERASA.