Eu me separei do pai do meu filho quando ele ainda era bebe e fiquei com a guarda unilateral por comum acordo, todo mundo da família paterna me elogia que eu sou uma excelente mãe, meu filho é super educado, meigo e inteligente, daquelas crianças que não dão trabalho nenhum, ele tem 4 anos. Porém sou usuária de maconha desde a adolescência, mas não fumei quando estava grávida nem quando estava amamentando, mas hoje em dia faço o uso a noite depois que meu filho já está dormindo sem expor ele a droga nem faltar com os cuidados dele (o pai dele sabe e não liga, pois também é usuário eventualmente). Então há 2 meses mudei de cidade e de estado (com o consentimento do pai, que vê o filho regularmente e conversa sempre por telefone e skype) e sou casada há mais de um ano e meu marido fuma comigo a noite, então por ficar longe do neto desde que decidi me mudar minha mãe me ameaça constantemente em tirar a guarda do meu filho, tem fotos no celular de pontas de maconha que revirou minha casa pra encontrar no passado. E também alega o fato de ter mais dinheiro, pois meu filho aqui estuda em uma creche pública. Posso vir a perder a guarda do meu filho por isso? lembrando que meu filho não quer de jeito nenhum morar com a minha mãe, ela levou ele pra passar uma semana com ela nas férias ele chorou tanto que no segundo dia ela teve que trazê-lo (e ela está morando há 400 km daqui).

Respostas

    Cícero Augusto

    Cícero Augusto Quinta, 25 de agosto de 2016, 16h06min

    Se ela conseguir comprovar que seu uso de drogas ilícitas está afetando diretamente a criança, pode conseguir sim a guarda.

    ?

    Desconhecido Quinta, 25 de agosto de 2016, 16h10min

    mas como ela poderia provar isso? só no caso de haver maus tratos certo?

    Cícero Augusto

    Cícero Augusto Quinta, 25 de agosto de 2016, 16h14min

    Ela pode provar por fotos, testemunhas, até pelo facebookrs e todos os outros meios de provas.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 25 de agosto de 2016, 16h25min

    A questão do uso está tmb no ambente em que a criança vive, lamento informar. Assim como o alcatrão e a nicotina ficam residualmente no ambiente em que se fuma, os alcaloides e toda sorte de toxina presente na erva que vc queima tmb se fixam sobre qualquer superficie, móveis, paredes, tetos, tecidos, forração, e até na sua pele e cabelos.

    Com isso vc expoe seu filho indiretamente ao que de nocivo existe na erva que vc fuma.

    Diante disso, o avô poderá sim obter a guarda provisória. Sugiro que busque abandonar o uso desta erva, é mais simples.

    Quanto a provar seu consumo, basta 1 bulbo de seu cabelo, alí estará registrado o uso da maconha.

    Não se arrisque, seu filho merece seguir sendo educado por vc, mas num ambiente realmente sadio e seguro para ele.

    V

    Vanessa Galdino Moura da Silva Quinta, 02 de fevereiro de 2023, 0h06min

    Boa noite me chamo Vanessa eu sou casada a 8 anos com meu esposo tenho uma bebê de 9 meses e meu esposo voltou a ser usuário de drogas mais ele fuma não dentro de casa mais no fundo do quintal de casa eu estou com muito medo de perder a guarda da minha filha por causa dele eu nunca bebi nunca fumei eu corro o risco de perder a guarda da minha filha por causa dele

    G

    Gbs Quinta, 02 de fevereiro de 2023, 8h49min

    Nao vai perder nada...

    C

    Carlos Eduardo Sucupira Rio de Janeiro/RJ 144682RJ/RJ Quinta, 02 de fevereiro de 2023, 15h32min

    Pelo seu relato parece pouco provável que a avó pudesse conseguir modificar a guarda do seu filho. O uso de drogas ilícitas, em tese e desde que prejudique o menor, poderia sim ser motivo de alteração de guarda, mas a forma como se dão os fatos, no seu caso (não parece haver prejuízo) e as provas a serem produzidas em uma possível ação, devem demonstrar que o melhor interesse do seu filho é permanecer sob sua guarda e no seu domicílio como a principal residência dele. Obviamente, tudo seria objeto de estudo social e avaliações de assistentes sociais e psicólogos antes de qualquer decisão ser tomada por um juiz. O fato de ter mais dinheiro não pesa em relação ao exercício da guarda. Eventualmente você poderia até mesmo pedir pensão a sua mãe (em nome do seu filho / neto dela) em caso de necessidade.

    A

    Ane belo Quarta, 24 de maio de 2023, 22h28min

    Boa noite me chamo jhoyane, estou solteira e moro com a minha mãe e meu irmão minha filha de 4 anos e me padrasto, vivo num cansado conflito com o pai da minha filha, nós nós separamos mesmo antes de saber que eu estava grávida, eu fumava maconha, porém quando descobrir eu parei, a gestação, a amamentação e até os 2 anos dela eu não fumei depois disso tive uma recaída e voltei a fumar com meu ex namorado ( tive um relacionamento depois do pai da minha filha) e ocorreu que uma vez ele botou um pouco de maconha na boca mas eu percebi e corri para limpar ela, fique desesperada para eu achei que aquilo ia fazer mal pra ela então falei com algumas pessoas( que infelizmente não consigo me lembrar que foi) para me ajudar porém preferir levar ela ao médico pra ver se tava tudo bem, e ficou, então depois e larguei de vez, não fumo mais, só que depois de dois anos, mas precisamente hoje, o pai da minha filha jogou na minha cara( por mensagem) que só porque eu não quis abrir uma conta de banco para minha filha de 3 anos para ele depositar a pensão ele vai dizer para o juiz que isso aconteceu porque contaram pra ele e ele disse que tem testemunha e ainda acrescentou que minha filha sofreu uma tentativa de estupro por ela sai sem minha supervisão, sendo que ela só sai comigo, minha mãe e a mãe dele. Estou com muito medo de perde a guarda da minha filha, me ajudem.
    OBSERVAÇÃO:
    O PAI DA MINHA FILHA NÃO VEM VER ELA, NÃO É PRESENTE DESDE A GESTAÇÃO NA VIDA DELA, DENTRO DE 4 ANOS DE VIDA DA MINHA FILHA ELE VIU ELA 4 VEZES APENAS, ELE NÃO TEM ESTABILIDADE FAMILIAR, EU TENHO CONTRA ELE UMA OCORRÊNCIA E UM PROCESSO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FIZEMOS UM ACORDO DE CONCILIAÇÃO ONDE FICOU ACORDADO VALOR, DATA DE PAGAMENTO E ONDE SERIA DEPOSITADO E ELE ESTÁ COM UMA PENSÃO ATRASADA.
    ME AJUDE, TO DESPERTADA