Abri uma conta corrente mas nunca movimentei e acabei esquecendo aberta, anos depois descobri uma divida de mais de 10mil negativos e ja se passaram mais de 5 anos o banco se recusa a encerrar enquanto nao pagar todo debito negativo o que deve ser feito nesse caso ?

Respostas

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quarta, 31 de agosto de 2016, 0h09min Editado

    Pelo Código do Consumidor a lei é protetiva ao correntista junto às instituições financeiras, porém no cadastro negativo só pode constar até 5 anos, além disso, pode o banco cobrar a dívida em paralelo enquanto não prescrever o direito de cobrar na justiça....Bom verificar se já não fora notificado a tal e se já o foi, a contagem de prescrição começa do aviso ao devedor, que inadimpliu a exigência; se não houver lei dizendo que o prazo seja menor,o máximo é de 10 anos para vencer a prescrição(art.205, do CC), porém em até 10 anos poderia a instituição financeira se basear para abrir a ação executiva, (repita-se,se não houver lei dizendo em menor período).....Abs.([email protected]).