Tenho uma amiga que ficou viuva com 2 filho, ele estão doando a parte deles pra ela, no inventario a viuva tem que pagar o ITCMD no valor de mercado, valor total, qual é a porcentagem a ser paga? Existe um meio pra ficar mais em conta, poi ela recebe 2 salarios minimos e o advogado da defensoria diz que ela tem que pagar 10 mil.

Respostas

    D

    DIVINOMIKE Terça, 30 de agosto de 2016, 19h03min Editado

    Mari, o valor do ITCMD é cobrado com a alíquota sobre o valor venal do imóvel; aquele que está descrito no carnê de IPTU/ITU, e não pelo valor de mercado. Cada Estado da Federação tem uma alíquota imposta.