O que fazer com uma funcionária gestante que falta muito?
Tenho uma funcionária que sempre foi de faltar e agora que descobriu que está grávida piorou falta quase todos os dias. Jà chegou a ficar mais de 7 dias sem ir trabalhar. O que posso fazer?
Em primeiro lugar ,temos que entender que a garantia ao emprego, ou a estabilidade conferida à gestnate não é absoluta e não confere àquela o direito de fazer o que bem entender em seu emprego, ou seja, é vedada a dispensa sem justa causa, mas por justa você poderá dispensá-la, mesmo porque a repetição de faltas injustificadas caracteriza a desídia no desempenho das funções (art. 482, alínea "e" da CLT). Na minha opinão, você deve advertí-la por escrito no sentido de que está apresentando decadência no padrão de serviços, por faltas injustificadas, e que o comportamento não será mais admitido, se voltar a se repeitr ensejará suspensão e repetindo-se novamente, a demissão por justa causa. Lembro que o simples atestado de comparecimento a unidade de saúde não é atestado capaz de abonar faltas.
Também estou com problemas com uma funcionária gestante. Ela tem faltado bastante, na maioria das vezes sempre trás atestado, mas já faltou umas seis vezes em apenas um mês sem trazer nada, já chegou ao ponto de faltar o dia todo e trazer atestado apenas ate as 10 horas. (nesse caso de faltar e o atestado for apenas de 2 horas posso descontar o repouso remunerado?) Não exite um limite de atestados? Ontem ela teve uma ultrassonografia na parte da manhã, mas me trouxe um atestado integral. Sem falar que ela ficou bem abusada, não exerce mais suas funções como antes, atende mal os clientes, me responde e esta sempre chegando atrasada. Existe alguma coisa que posso fazer? Posso dar advertências escritas? Quantas são necessárias para poder manda-la embora?