Eu era Jovem Aprendiz da empresa Tim Celular S/A. Pelo fiquei sabendo a empresa tem 20 dias para finalizar a rescisão e 30 dias para dar baixa na carteira. Já se passaram 22 dias e a empresa ainda não entrou em contato para nenhuma das finalidades. Hoje entrei em contato com o RH e eles me falaram que já foi depositado o valor de 140$ na minha conta no dia 10/09, porem estive fazendo as contas e esse valor é referente aos dias que trabalhei. Mas a moça que me atendeu insiste em dizer que é minha rescisão e que eles só vão poder dizer o porque desse valor depois do dia 15 de setembro, pois a empresa está com a agenda cheia. (O QUE JÁ PASSA DOS LIMITES DOS 20 DIAS) Nunca tive falta injustificada na empresa e sempre que precisava ficava até depois do meu horário para ajudar. Tenho laudo de depressão mas mesmo assim estava a serviço da Tim.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 31 de agosto de 2016, 19h51min

    "Pelo fiquei sabendo a empresa tem 20 dias para finalizar a rescisão e 30 dias para dar baixa na carteira."

    Tal previsão não existe na lei, só teria validade se estiver no seu contrato de menor aprendiz ou na CCT do sindicato da categoria.
    sem isso, lamento

    Vc não diz o motivo da rescisão do contrato, se foi por termino do contrato, se rescisão antecipada, e se neste caso, se foi por implemento da idade do menor aprendiz, se por desempenho insuficiente ou por inadaptação do aprendiz, se foi por falta disciplinar, ausência injustificada na escola, se foi a seu proprio pedido ou, ainda, porque a empresa vai fechar. Enfim, são tantos os motivos, cada um pode ter ou não direitos distintos uns dos outros.

    ?

    Desconhecido Quarta, 31 de agosto de 2016, 19h55min

    Está no meu contrato de trabalho, e foi por fim de contrato mesmo.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 31 de agosto de 2016, 20h06min

    Neste caso, tem direito ao saldo de salário, férias e 13º proporcionais

    ?

    Desconhecido Quarta, 31 de agosto de 2016, 20h09min

    devo esperar a homologação?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 31 de agosto de 2016, 20h24min

    Melhor que sim, lá vc esclarece tudo.