Minha mãe (não sei o motivo) na página onde fica a foto e a assinatura na CTPS, riscou o sobrenome de solteira e em cima colocou o de casada. A foto (muito antiga) descolou. Ela chegou a tirar outra CTPS, porém não com o mesmo número e série e sem os registros anteriores. Agora que ela tem idade para se aposentar, ela vai precisar apresentar a CTPS antiga e rasurada ao INSS. Essa CTPS será aceita pelo INSS? Ou eles poderão alegar fraude? Já que somente esta página tem essa rasura (as informações dos registros estão sem rasuras e os registros são de 1973 a 1975). Ela terá problemas junto ao INSS para se aposentar? Grata pelas respostas.

Respostas

    Bejamim Gonçalves Padilha Junior

    Bejamim Gonçalves Padilha Junior Sexta, 02 de setembro de 2016, 15h58min

    Em princípio, não. Se as informações do registros estão sem rasuras, não há com o que se preocupar. Ademais, basta que os vínculos laborais existentes na CTPS constem regularmente no Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS, que possui presunção relativa de veracidade.

    ?

    Desconhecido Sexta, 02 de setembro de 2016, 17h46min

    Obrigada por responder. Infelizmente no CNIS não consta as informações relativas aos anos de 1973 a 1975. Somente dos anos 90 em diante. Ela agendou o requerimento da aposentadoria, vamos ver se o Inss nega ou não por esse motivo.