Meu nome é Guilherme Henrique da Silva Rego, gostaria de saber se é possível mudar meu sobrenome (Rego), pois me sinto muito constrangido em todos os lugares onde devo dizer meu nome completo. Eu também gostaria de saber o que é averbar o nome, e se meu RG, CPF, Carteira de Trabalho e todos os outros documentos serão totalmente alterados. Gostaria de saber se eu tenho que estar com o nome limpo pra esse tipo de alteração. E quanto custaria? Esse sobrenome é do meu padrasto, e eu gostaria de saber se eu poderia retirar esse meu sobrenome sem perder quaisquer direito sobre bens materiais do meu padrasto.

Respostas

  • -1
    ?

    Desconhecido Segunda, 05 de setembro de 2016, 17h29min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Os meus documentos pessoais eu sei que seriam todos modificados com o novo registro, mas uma ultima pergunta: como ficará meu histórico escolar, minha certidão de nascimento e o mais importante, minha carteira de trabalho?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 05 de setembro de 2016, 14h42min

    GUILHERME

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL movida por advogado é possível substituir o sobrenome REGO por algum outro pertencente aos seus avós. Não há perda de direitos hereditários. Veja mais no site abaixo e envie e-mail caso tenha outras dúvidas relacionadas.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Segunda, 05 de setembro de 2016, 14h52min

    Obrigado, mas eu tenho também duas perguntas: eu poderia ao invés de trocar por sobrenome de avós, eu somente retirar esse meu sobrenome e ficar somente com meu nome Guilherme Henrique da Silva. Também gostaria de saber sobre esse tal (averbar), se isso signigica em nao retirar o meu nome de todos os meus documentos? Ou se eu poderia sim retirar ele completamente, quero saber se eu teria que estar com meu nome completamente limpo no SPC?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 05 de setembro de 2016, 16h19min Editado

    GUILHERME

    Somente excluir não. Averbar é sinônimo de retificar ou alterar registro civil. O nome deve estar limpo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Segunda, 05 de setembro de 2016, 16h29min

    É possivel conseguir um advogado pago pelo governo? Ou eu teria que pagar um?
    Então eu não posso ficar somente com o nome da minha mãe (Silva) nos meus registros?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 05 de setembro de 2016, 16h34min

    GUILHERME

    Poderá permanecer com o sobrenome SILVA e substituir o sobrenome REGO, na forma que respondi na primeira resposta. Advogado do estado não atua neste tipo de causa.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com