Desde engravidei em julho/2015 a tratativa do meu chefe para comigo como funcionaria mudou consideravelmente. Possui crises de hiperemesse durante o início da gestação tendo que me ausentar por alguns dias da empresa, sempre com atestado. Era sempre cobrado que eu fosse à empresa. Sempre possui uma relação boa com o mesmo, mas desde então o mesmo vem tendo atitudes discriminatórias. Me chamando de louca por pensar em ter outros filhos. Acusa que isso nunca é bom para a empresa. Já deixou claro para uma mulher que fez entrevista que não contratará mais mulheres, somente homens. Há uns dias atrás precisava esclarecer algumas dúvidas com o rh da empresa pois ele nunca sabe me responder ou simplesmente não me repassa as informações. O contato do rh (que é terceirizado) disse que não tinha autorização para me passar informações e que eu deveria exclarece-las com o meu próprio chefe. Ou seja, eu deveria direcionar a minha dúvida à ele (mesmo se fosse algo que eu pudesse estar a me queixar dele mesmo) e ele entraria em contato com o rh e me passaria a informação. A informação que ele quisesse, pois eu jamais saberia a resposta correta do rh. Questionei e o mesmo disse que eu nao tinha motivos para ficar "estressada" pois era o procedi.

Enfim, este é um caso. Fora os atrasos de pagamentos que a empresa vem fazendo desde o ano passado. Deixei claro que a situação estava ficando insuportável e que queria que me mandassem embora, uma vez em que a empresa vem cometendo várias falhas morais e legais. O mesmo me disse que não mandará ngm embora e que se o funcionário está insatisfeito ele que peça as contas. Mas acontece que eles estão fazendo com que a situação fique ruim é eu peça as contas para não ter custos maiores.

Não posso pedir as minhas contas. E mesmo se eu pedir entrarei com processo para reaver meus direitos. Porém que atitude posso tomar ainda trabalhando na empresa para que tudo se resolva de forma amigável? Posso alegar algo para eles me mandarem embora sem eu precisar necessariamente processar? Obrigada!

Respostas

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    ?

    Desconhecido Segunda, 05 de setembro de 2016, 17h39min

    Já conversei assim que acabou o período da minha estabilidade. E o mesmo alega que a empresa não está mandando embora. Tentarei mais uma vez antes de entrar com processo que eu não queria.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 05 de setembro de 2016, 17h50min

    "Há uns dias atrás precisava esclarecer algumas dúvidas com o rh da empresa pois ele nunca sabe me responder ou simplesmente não me repassa as informações. O contato do rh (que é terceirizado) disse que não tinha autorização para me passar informações e que eu deveria esclarece-las com o meu próprio chefe. Ou seja, eu deveria direcionar a minha dúvida à ele (mesmo se fosse algo que eu pudesse estar a me queixar dele mesmo)"

    Se a questão é relatar alguma queixa ou denuncia sobre sua chefia, não seria ao RH que vc deveria se reportar, visto serem eles terceirizados, não são da empresa e talvez (muito provavelmente) nem faz o trabalho real de recursos humanos.

    Quanto a atraso de pagamento, se não passa de 30 dias, diante da crise em que o Brasil está mergulhado, dificilmente o atraso será motivo para rescisão indireta (RI). Quanto a abuso moral, isso vc tem de analisar sob a ótica juridica, conforme o caso poderá ou não ensejar uma RI.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 05 de setembro de 2016, 17h51min

    Não existe isso de pedir para ser mandado embora. Vc não pode exigir que lhe demitam e nem eles podem exigir que vc se demita. Vc se demite SE VC quiser, eles tmb, eles lhe demitem se eles quiserem. Fazer acordo para ser mandado embora é fraude, vc e eles responderiam por isso.

    ?

    Desconhecido Segunda, 05 de setembro de 2016, 17h58min

    Olá Rafael. A dúvida que eu queria tirar com o "rh" não era uma queixa sobre o meu chefe, era apenas esclarecimentos sobre a minha estabilidade. E não estou querendo fazer nenhum "acordo" com a empresa. Apenas quero resolver de forma amigável. Eles me mandam embora e eu vou viver minha vida. Porém se eu tiver que pedir as minhas contas, que o que a empresa está me forçando a fazer, aí eu terei que entrar com processos junto a um advogado ou ao sindicato, porque não será justo. O problema é que o funcionário é sempre muito pequeno perto das empresas e são acometidos por assédios o tempo todo e para não ser causado maia danos, as vezes psicológicos, ele pede as contas.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 05 de setembro de 2016, 20h38min

    Samanta, querer ser mandada embora é uma forma de acordo.

    Quanto ao RH terceirizado não se dispor a lhe esclarecer a duvida, tmb é compreensível pois talvez eles não conhecessem tão bem o seu caso, afinal, o serviço deles é terceirizado e os empregados não tem como saber até onde vai o tipo de serviço que eles foram contratados a prestar.

    Para que vc de fato tenha chance num processo de RI vc precisa ter certeza que há situação que a configure, simplesmente estar incomodada por várias coisas que acontecem no trabalho, com a atitude do chefe, com os comentários dele, pode passar longe de ensejar uma RI.

    Portanto, pense bem se vale a pena se demitir no atual momento do pais, com empresas fechando, com redução de postos de trabalho, vc tem uma criança para alimentar.

    Boa sorte!!!