Banco não justificou motivo da negação de crédito,o que posso fazer?

Há 8 anos ·
Link

Preenchi uma proposta solicitando um cartão de crédito e após análise da empresa recebi uma ligação(tenho tudo gravado) informando que a proposta não foi aprovada . Perguntei o motivo da negação e a atendente não informou,disse que o sistema de análise é automático e somente colocam o cpf do interessado e logo o sistema informa se foi aprovado ou não mas sem especificar o motivo .Estou me sentindo lesado pois o CDC me garante o direito a esta informação.Não tenho restrição em meu nome e minha renda não está comprometida realmente não sei o motivo dessa negação de crédito.

1 Resposta
Hen_BH
Advertido
Há 8 anos ·
Link

As instituições financeiras não são obrigadas a fornecer crédito para quem não preencha os requisitos necessários para tanto (renda insuficiente, nome negativado etc.), mas são obrigadas a informar o motivo na negativa. Primeiro porque o direito à informação é direito básico do consumidor (art. 6º, III); segundo porque quando o fornecedor coloca um produto/serviço (e a concessão de crédito é um serviço) no mercado, ele não pode se negar a fornecê-lo na exata medida de sua disponibilidade (art. 39, II), a não ser, é claro, que como dito o consumidor não preencha os requisitos para tanto.

Se o banco coloca crédito no mercado, e o nega ao consumidor sem informar os motivos pelos quais o faz, está praticando conduta discriminatória e abusiva, pois não permite a ele (consumidor) verificar se os motivos pelos quais houve a negativa são idôneos, ou até mesmo verdadeiros.

Esta pergunta foi fechada
Há 2 meses
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta