Pensão filha militar

Há 9 anos ·
Link

Meu pai era da marinha, faleceu em 1992, minha mãe recebe a pensão dele, eu sou casada, quando minha mãe falecer está pensão vira para mim? era descontado no contracheque um valor pra deixar a pensão.

1 Resposta
Autor Desconhecido
Há 9 anos ·
Link

Prezada Kely dos Santos, A Lei que rege o benefício deixado pelo seu falecido pai, ou seja, Lei 3765/60 em seu texto (sem as alterações da MP 2.215-2001), sua condição de beneficiária da pensão militar, independe de seu estado civil. Vejamos o texto da Lei 3.765/60 vigente na data do óbito de seu pai:

"Art. 7º A pensão militar defere-se na seguinte ordem: I - à viúva; II - aos filhos de qualquer condição, exclusive os maiores do sexo masculino, que não sejam interditos ou inválidos;"

Assim, após a ocorrência do óbito de sua mãe, atual beneficiária, será habilitada integralmente à pensão militar. Cabe ressaltar que NÃO há que se mencionar a opção de seu pai em contribuir com os chamados “1,5%” a título de pensão militar, por uma razão muito simples: a referida opção somente caberia ao militar em 2001, como já havia falecido, a pensão militar deixada pelo mesmo, está baseada na Lei 3.765/60 sem as alterações da MP 2.215-2001. Poderá confirmar tais informações junto à unidade militar a qual se encontre vinculada, sobre os possíveis direitos pertinentes à habilitação da pensão militar, que confirmará todas as informações acima, isto porque as Forças Armadas cumprem rigorosamente os preceitos da Lei 3765/60.

Por fim, vale o comentário de que se trata de um direito adquirido, cumprido pelas Forças Armadas e convalidado pelas decisões de nossos tribunais, que aplicam a tese da "norma vigente na data do óbito do militar instituidor".

Gilson Assunção Ajala – OAB/SC 24.492 ([email protected])

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos