Ha 3 anos que moro no Brasil, sou refugiada, com classificação RESIDENTE. Dia 30 deste mes vai ser UM ANO que tenho RNE, e ha 3 meses que sou casada com brasileiro, PERGUNTAS:

1- posso pedir nacionalidade( naturalização)? Caso sim, qual é proceso?quanto tempo demora? 2- posso ter passaporte brasileiro em ves de ter passaporte amarelho? 3- caso faço viajem de um mes para meu pais, eu PERCO minha residencia do brasil?

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Sexta, 09 de setembro de 2016, 13h59min

    Boa tarde Afi,
    Como o seu visto é de refugiada, é um visto temporário, que deverá ser renovado a cada cinco anos, como você relatou que casou com brasileiro há 3 meses, sugiro que requeira a transformação para o visto permanente pelo casamento com brasileiro, e depois de 01 ano que tiver o visto de residente permanente, e pelo fato de ter se casado com brasileiro, que poderá requerer a naturalização, para ter direito a nacionalidade brasileira.
    Atualmente o prazo para o trâmite do processo, caso o processo esteja devidamente instruído, é de entre 4 a seis meses, e só depois que for publicado em Diário Oficial da União que o Certificado de Naturalização é enviado a Justiça Federal da cidade onde reside, para ser entregue em ato solene. E só depois da entrega do certificado de naturalização, que poderá iniciar a tirar os documentos brasileiros: Carteira de identidade, título de eleitor, dente outros, que são documentos obrigatórios para requerer o passaporte futuramente.
    Na sua condição atualmente, qualquer viagem ao exterior, mesmo estando casada com brasileiro, é obrigada a comunicar a Polícia Federal a sua viagem, o período, o destino e o motivo.

    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    ?

    Desconhecido Domingo, 11 de setembro de 2016, 23h56min

    Boa noite,

    muito obrigada por sua respsta , durante estos anis que estou no Brasil nengem me explicou estas detalhes .
    obrigada.
    Afi