Minha mãe é separada do ex marido mais de 2o anos, mas não são separados no papel, porém ele faleceu, e era aposentado, ele não tinha união estável com ninguém é nem filhos menores de 21 anos, a dúvida é se ela tem direito ao benefício, ela tem 65 anos é esta em tratamento de câncer de tiróide Cid 73, se ela tem direito como deve proceder?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 09 de setembro de 2016, 21h00min

    Ela era dependente dele nestes 20 anos?? Como ela sobrevivia sem pensão dada por ele?

    D

    Desconhecido Sexta, 09 de setembro de 2016, 22h55min

    Sim, desde que seja economicamente dependente do marido.

    Se ela comparecer no INSS com uma certidão de casamento atualizada, receberá o benefício, mas se descobrirem que era separada de fato sem dependência econômica do falecido, o benefício será cancelado, e os valores pagos poderão ser cobrados.??

    R

    Rafael F Solano Sábado, 10 de setembro de 2016, 10h44min

    Prime pela honestidade, ou nunca poderá cobrar honestidade dos poiliticos que comandam este pais. Se sua mãe não era dependente economicamente do ex marido dela, ela não terá direito a pensão por morte. Se quiser arriscar-se e a Previdência vir a descobrir que sua mãe era uma falsária, aguentem a vergonha e o processo criminal que ela terá de responder.