Minha mãe ficou viúva de seu ex marido, ainda eram casados nos papéis, ela tem direito algum benefício?
Minha mãe é separada do ex marido mais de 2o anos, mas não são separados no papel, porém ele faleceu, e era aposentado, ele não tinha união estável com ninguém é nem filhos menores de 21 anos, a dúvida é se ela tem direito ao benefício, ela tem 65 anos é esta em tratamento de câncer de tiróide Cid 73, se ela tem direito como deve proceder?
Sim, desde que seja economicamente dependente do marido.
Se ela comparecer no INSS com uma certidão de casamento atualizada, receberá o benefício, mas se descobrirem que era separada de fato sem dependência econômica do falecido, o benefício será cancelado, e os valores pagos poderão ser cobrados.??
Prime pela honestidade, ou nunca poderá cobrar honestidade dos poiliticos que comandam este pais. Se sua mãe não era dependente economicamente do ex marido dela, ela não terá direito a pensão por morte. Se quiser arriscar-se e a Previdência vir a descobrir que sua mãe era uma falsária, aguentem a vergonha e o processo criminal que ela terá de responder.