Sou autônomo, desde que fulana espalhou que sou o pai, fui difamado na cidade, ela registrou só no nome dela, perdi clientes e fiquei mal falado pq não quis assumir. Agora o DNA deu negativo, tenho mensagens me xingando, tenho msgs do face de julgamento de outros. Sendo que ela nunca veio atrás p fazer. Gostaria de saber por vocês quais são meus direitos? Dani moral, difamação? Perdi clientes e etc..., Obrigado pela atenção.

Respostas

    Jonathan Silva

    Jonathan Silva Domingo, 11 de setembro de 2016, 13h36min

    Exato ,
    Pelo que brevemente relatou , calúnia , difamação e injúria , cabe uma ação pleiteando dano moral , também é cabível na esfera criminal .

    Estas estão definidas no Código Penal. Calúnia (art. 138) é acusar alguém publicamente de um crime, e difamação (art. 139), de um ato desonroso. Já a injúria (art. 140) é basicamente uma difamação que os outros não ouviram: é chegar e dizer para um sujeito algo que esse sujeito considere prejudicial.

    É possível cometer os 3 delitos de uma vez só. Se, num programa de TV, um entrevistado disser que o apresentador é cafetão, estará acusando em público de um crime (calúnia) desonroso (difamação), cara a cara (injúria).

    F

    fauve Domingo, 11 de setembro de 2016, 14h00min

    Jonathan se você teve relações com a pessoa em questão o filho poderia ser seu, certo? Não vejo injuria e não vejo motivo para perder cliente.

    Jonathan Silva

    Jonathan Silva Domingo, 11 de setembro de 2016, 14h08min

    Face , note que até coloquei a explicação sobre oque são ambos , até tem um exemplo , para melhor compreendimento . Além disso ele não sustentou um possível envolvimento , dei uma respostas ao analisar oque foi concretamente relatado.
    Mas vamos pegar sua visão , mesmo tendo determinada relação , a injúria se configura por o acontecido não possuir fundo de verdade , seria no caso , para seu melhor entendimento , uma sustentação falsa / imprecisa .

    O motivo fica nítido no que tange a difamação , ao sujar a obra , ou simplificando , o nome do rapaz , ele ficou mal visto perante a sociedade local , sendo assim , visto de uma forma diferente da habitual , configurando assim , lesão ao seu direito subjetivo , oque enseja reparação por dano moral , aos sofridos momentos , situações e desonra .

    ?

    Desconhecido Domingo, 11 de setembro de 2016, 14h43min

    Eu disse que só assumiria depois do DNa, ela não quis fazer na gestação. Até o nascimento ela é a família me mandavam msgs para me denegrir, chamando de nomes pejorativos. Quando nasceu registrou só no nome dela. No dia dos pais postou no Facebook que era pai e mãe e algumas pessoas me denegriram sem saber. Tenho testemunha de cliente que deixaram de passar comigo por pré julgamento. DNa deu negativo. E acho que ela precisa responder por isso. Meu nome sendo falado como pai que abandou em uma cidade pequena. Agora preciso saber o que ela pode responder.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    D

    debora cristiane Domingo, 11 de setembro de 2016, 15h09min

    Retratação pública?Vai ser difícil ,é o mesmo que se chamar de vaga ,afinal nem sabe quem é o pai do filho...
    A não ser que ela seja médica,bióloga ou afins ela não é obrigada a saber e nem tem como,quem é o pai do filho se ficou com mais de um homem na época.
    Isso não vai ser em nada.Fique feliz que vc não registrou um filho que não é seu,não pagou pensao e nem se apegou.Vire a página e toque a vida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    ?

    Desconhecido Domingo, 11 de setembro de 2016, 15h31min

    Justamente Marcel, falar para virar a página é fácil, difícil quando seu nome está na cidade inteira, pessoas te pré julgando de abondono. Ser chamado de nomes pejorativos e até perder clientes por pré julgamento de outros. Cidade pequena sabe como funciona. Mas dói ser injustiçado.

    F

    fauve Domingo, 11 de setembro de 2016, 15h49min

    Oi Jonathan de fato se a mulher não sabe quem é o pai o melhor que ela deve fazer é calar a boca até a efetiva comprovação da paternidade. Mas entendo que ter relação sexual e se sentir injustiçado porque pode ser o pai é exagero. Teve relação, poderia haver consequência, certo?

    De qualquer forma se a cidade é tão pequena que todos estão sabendo (e julgando e se afastando) uma retratação terá o efeito de esclarecer a situação: que o José teve relações com a moça mas não a engravidou.

    Fico pensando que tipo de profissão é a dele que em pleno século XXI ainda tem que dar satisfações aos cliente sobre sua conduta sexual.

    Em todo caso não quis ofender ninguém. Boa sorte a todos.

    ?

    Desconhecido Domingo, 11 de setembro de 2016, 16h00min

    Fauve agradeço sua atenção e resposta.
    Ninguém faz sexo no meio de uma praça em público. O que não foi feito em público não se resolve em público. Ninguém pode imputar uma paternidade sem prova a não ser que tenha prova. O que aconteceu que ela não quis resolver e saiu espalhando. E calhou que nao é pai. E agora?.
    Existem pessoas que difamam o profissional, a aquele fulano não quis saber do filho, será que é responsável?
    Mas essas coisas não existem é tudo da minha cabeça.
    Mas agradeço e respeito sua opinião.

    F

    fauve Domingo, 11 de setembro de 2016, 16h21min

    José ninguém (quase ninguém) faz sexo em público mas ninguém faz sexo sozinho. Nos tempos em que vivemos é melhor escolher bem o (a) parceiro (a) ou corremos o risco de ir para o You Tube. Ok, até pode-se conseguir danos morais mas o constrangimento ninguém tira.

    E aprenda uma coisa: não existe nada pior do que mulher desprezada. Como eu disse: não quero ofender e muito menos quero julgar. Aconteceu, não tem como fingir que não então bola pra frente. Atualmente a fila não anda, a fila tira racha.

    Boa sorte para você, e pense assim: que bom que você não é o pai ou estaria realmente bem arranjado com esse tipo de pessoa que ela demonstra ser.

    ?

    Desconhecido Domingo, 11 de setembro de 2016, 16h36min

    Fauve agradeço sua atenção e seu tempo afinal estou utilizando este espaço justamente para colher informações diferentes. Outras opiniões. Você não ofendeu, simplesmente expressou sua opinião.

    D

    debora cristiane Domingo, 11 de setembro de 2016, 17h18min

    Não pensei em vias judiciais,achei que seria no Campo da informalidade.
    O Sr acha possível o juiz obriga-lá a se retratar,nesse caso,admitindo publicamente não saber quem é o pai ou apenas se desculpando pelos xingamento,pois acusar falsamente é mentir,mas nesse caso não parece que mentia ou enganava.

    ?

    Desconhecido Domingo, 11 de setembro de 2016, 17h47min

    Débora, desculpa ficou um pouco confusa sua expressão. Você acha que seria capaz dela não saber se saiu com mais de uma pessoa em um período próximo?. Se ela sabia, ela poderia trazer a público e escolher um entre dois ou mais?. Não entendi sobre mentir, enganar. Como funcionária essa retratação?, Como publicaria isso para que as pessoas tivessem acesso?. Obrigado pela opinião de todos.

    F

    fauve Domingo, 11 de setembro de 2016, 18h43min

    José sua cidade é pequena. Obriga-la a uma retratação por vi judicial vai te custar dinheiro. Processá-la criminalmente vai render uma cesta básica.

    Meu melhor conselho: pegue o resultado desse DNA e publique nos mesmos canais que ela usou para te perturbar. E isso porque te prejudicou profissionalmente. E bola pra frente, daqui a pouco isso passa. Dessa vez você escapou.

    D

    debora cristiane Domingo, 11 de setembro de 2016, 22h10min

    Ela pode contestar o resultado.E vc vai ter que provar que ela te difamou e que a perda de clientes foi resultado disso.Não basta o que vc acha,tem que ficar provado a relação entre as suas coisas.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 11 de setembro de 2016, 22h47min

    Ela pode até não responder por difamação (para isso bastaria o testemunho de 2 pessoas que confirmassem a difamação), mas pelas injurias ela pode, basta dar um PrintScreen nas páginas e msg em que ela o ofende, leve ao cartório para autenticar e vc registra queixa e a processa, pede indenização por dano moral se estas ofensas foram publicas, como na sua pagina do face para qualquer de seus amigos ler. Senta o pau!!!