Preciso fazer uma monografia sobre o seguinte tema: DANOS MORAIS CONTRA A PESSOA JURIDICA.

Estou delineando o tema comecando pelos Danos Morais, depois Responsabilidade Civil e o fechamento sobre o tema central. Gostaria de mais detalhes sobre este tema Danos Morais contra a pessoa juridica para fechamento da minha monografia. Aguardo resposta. Obrigada Rena

Respostas

    ?

    MATHIAS MAGALHAES SILVA Sexta, 24 de maio de 2002, 17h22min

    Cara Colega, em minha modesta opinião não conclusiva, servindo de início a sua análise, entendo que o mais correto é se falr em abalo de crédito de pessoa jurídica.

    Na verdade, a pessoa jurídica é uma ficção jurídica desprovida de honra subjetiva.

    Um protesto indevido em nome da pessoa jurídica é ssuscetível de causar um abalo de crédito, como um determinado negócio mercantil frustrado em virtude de um protesto indevido cujo dado consta nos cadastros de órgãos de proteção ao crédito.

    A diferença também se dá pelo fato da presunção de dano moral que emana no caso de apontamento indevido para uma pessoa natural.

    Já para a jurídica, demanda prova em concreto externo de uma negativa de crédito, pela clara ausência de honra subjetiva, somente se podendo falar em subjetiva.

    Espero ter colaborado de alguma forma.