Eu descobri que não sou o pai biologocio do meu filho quando ele completou um ano e um mes de idade, eu amo meu filho e jamais queria tirar ele da minha vida. O que acontece é : Não quero entrar com danos morais, nao quero processo algum, até o momento sou pai no registro e o pai biologico nao tem condições de entrar na justiça para a mudança. O que eu queria: Poder ver meu filho. Eu nao queria pagar pensao para ela, para ele eu compraria qualquer coisa, mas dinheiro na conta dele, não! Teria chances disso acontecer? De eu manter meu relacionamento com ele? Nao quero que pensem, 'Oh, mas vc só quer laser' Nao nao quero, quero ensinar, cuidar, educar, brincar.

Só quero saber se tem condição de eu nao pagar pensao para ela, posso ajudar em qualquer forma. escola, comida, TUDO, menos depositar dinheiro na conta dela! O registro parece que o pai só vai entrar no ano que vem, isso se ele conseguir pagar todas as dividas dele,

Eu quero que o eu filho nao esqueça de mim, eu quero ficar junto a ele.

infelizmente eu gosto da mãe dele ainda, isso é o que mais me destroi, por isso nao quero visita assistida, quero trazer ele em casa, como sempre fiz durante esse um ano.

O nenem me chama de papa, me abraça, ele sabe que sou o pai dele!!!!

Respostas

    A

    Anne Torres 39137/PE Quinta, 15 de setembro de 2016, 20h48min

    Olhe hoje você é pai, legalmente genitor, se você não é pai biológico é apenas um detalhe, pois se você se sente pai, quer acompanhar, quer ensinar, quer educar, mas para ter responsabilidades de pai, tem que contribuir para bem estar da criança. Para comprovar se é filho ou não, é preciso uma investigação de paternidade e se realmente for constatado que o outro rapaz é o pai, poderá haver mudança na certidão da criança. Muitos juizos aceitam acrescer o nome do pai biológico e preservar o nome do pai afetivo, quando a criança já identifica o afetivo como pai, mas como a criança é pequena, pode o pai biológico requere apenas o nome dele no registro. Se você não tiver atrelado ao registro da criança, não poderá exigir o direito de acompanhar a criança, nem interferir em qualquer momento do seu crescimento.
    Um pai biológico gera a criança, não quer dizer que será pai na integra que aquele é educa, brinca, ensina, passa seus costumes, etc. Porque não adota este amor para si?

    ?

    Desconhecido Quinta, 15 de setembro de 2016, 20h56min

    Então, o que aconteceu foi que, a genitora, tinha essa duvida desde o inicio porém nunca passou isso a mim, eu confiei nela, estavamos juntos e fiquei ao lado dela na gravidez, e durante este um ano. Criei um vinculo afetivo muito forte com a criança. Todo pré natal, gravidez, vi nascer!
    Nesses tempos, nas minhas costas, ela foi fazer o exame de DNA, com o verdadeiro pai, e se deu por positivo.
    Quando eu soube disso, atraves da mãe dela, pq nem a cara de vir me dizer isso, ela teve. Eu fui fazer o exame também, e deu negativo.
    Eu soube por um Juiz que trabalha com meu irmão, que eu,não posso entrar com ação nenhuma, o rapaz teria que entrar com essa ação, mas como eu comentei, ele nao tem R$ para isso.
    Entao provavelmente ficarei como pai no registro até o ano que vem, ou mais.
    Se o rapaz demorar pra fazer isso, ele nao poderá ver meu filho, certo? E se ele fizer isso daqui 05 anos, ele teria esse direito ainda?
    A mãe esta pensando em viajar com o nenem, e levar ele para os EUA, eu sei que precisa da minha assinatura, mas aqui é o Brasil, ela conseguiria facil algo para falsificar.
    Eu queria saber, se, enquanto isso eu tenho o direito de pegar ele, de trazer para minha casa, gostaria de saber a chance que eu tenho de lutar pela guarda dele, e se caso desse a multi parentalidade, eu teria que arcar também com pensão?

    A

    Anne Torres 39137/PE Quinta, 15 de setembro de 2016, 21h15min Editado

    Você é o pai, legalmente o pai, com direitos e responsabilidades, você não tem certeza se o pai biológico vai ou não querer reconhecer a criança. Ás vezes nem é interesse dele esta responsabilidade. Pai é quem cria, quem educa, quem mostrar os caminhos da vida. O pai biológico poderá ver o filho com o consentimento dos dois, pois ele ainda não é nada, não tem vínculo com a criança. Ele tem o direito de exigir o reconhecimento da paternidade, lógico que tem, mas esta decisão é única e exclusiva dele. Você é o pai e estando separado de sua companheira ela poderá aciona-lo judicialmente para exigir pensão alimentícia e você também poderá exigir regulamentação de visitas. Para viajar para outro país com a criança precisa de sua autorização mais a liberação da Vara da Infância e ainda passara por checagem da Polícia Federal, não será tão fácil falsificar algo, porque se suspeitarem de qualquer coisa de errada, ela não embarca.

    ?

    Desconhecido Sexta, 16 de setembro de 2016, 1h35min

    EU já conversei com ele, ele quer reconhecer porém nao há dinheiro para entrar com ação e contratar um advogado.
    A minha relação com a mãe dele deu por hoje encerrada, com muito conflito e brigas, eu acredito que tenho chego ao fim.
    O meu unico receio é, ela ir viajar e levar ele.
    Amanha estarei indo na advogada que trata de assuntos de familia, vou por em pauta tudo isso, o pai que apareceu fez dna e nao tem condições de ir adiante, como eu ja estudei também, eu poderia entrar com negatoria de parternidade e n sei oq de registro.
    Mas essa será minha pauta, gostaria de ser pai do meu filho, do coração.

    Meu irmao me diz que ele terá direito a herdança, para eu pensar bem nisso, que sempre vou ter que pagar pensão..
    Nao tem outro meio disso acontecer?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 16 de setembro de 2016, 13h16min

    É claro que vc pode, sim, entrar com ação de negatória da paternidade!!! É direito do cidadão que não escolheu nem pai e nem mãe!! É direito dele conhecer e ter reconhecida sua verdadeira origem!!!

    Se não ganha mais de 3 salários minimos, vc pode recorrer a defensoria publica

    Mas não se iluda, uma vez aberto mão da paternidade registral, que vc ainda mantêm, voluntariamente, vc deixará de ser qualquer coisa desta criança, não poderá se aproximar mais dela sem autorização DO PAI e da mãe da criança. Portanto, pense bem no que vc quer fazer.

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 16 de setembro de 2016, 14h42min

    Rafael, o que a lei fala sobre paternidade socioafetiva ?

    Talvez ele possa ir para esse lado. Consegue ajudar?

    H

    Hedon Sexta, 16 de setembro de 2016, 19h37min

    Vc não é opai, aceita que dói menos...

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 16 de setembro de 2016, 19h49min

    O que é "Ser Pai", hedon?

    é ser o transmissor do DNA?

    H

    Hedon Terça, 20 de setembro de 2016, 22h38min Editado

    Também pai gente Fina, a criança só tem um ano e o pai quer a criança. Ele já separou da mulher, melhor aceitar que não é o pai, se a mãe for morar com o pai já era...Esse filme é velho, o sujeito considera a criança enquanto gosta da mãe...

    R

    Rafael F Solano Terça, 20 de setembro de 2016, 23h37min

    Uma coisa não impede a outra, Pai Gente Fina. A verdade sobre a origem de um cidadão é sagrada, é direito dele, inclusive os legalmente adotados tem este direito preservado

    Saber de sua origem é tmb uma garantia de vc não se envolver com irmão ou irmã por erro dos adultos que quando vc nasceu lhe escondeu sua origem

    Se uma pessoa se torna o pai socio afetivo, este laço não irá se desfazer pois não depende de uma folha de papel, como acontece com padastro que criam seus enteados e constroi um relacionamento fraterno verdadeiro, não é o nome em um papel que muda isso!!! Afeto, amizade, sentimento, não depende de uma folha de papel!! Se depender é porque não existe, o papel se desmancha, a letra se apaga!!!

    R

    Rafael F Solano Terça, 20 de setembro de 2016, 23h39min

    Exato, Hedon; A criança tem só 1 ano.

    Se o pai registral desaparece, a criança ano que bem nem vai lembrar dele!! Se a mãe apontar o leiteiro como pai dele, ele vai sorrir e babar, e depois a mãe aponta o jornaleiro, a criança vai reagir do mesmo jeito. Ela não sabe o que é pai, mãe, vó etc!!!

    Quer dizer, ainda não se formou o vinculo socio afetivo. O fato dele ter desenvolvido apego a criança nao conta, ele é crescidinho e capaz de lidar com isso.