Ação Revisional contra FIES (CEF)
Olá pessoal
Estou movendo ação judicial contra CEF, pois à dois anos venho pagando o FIES com imensa dificuldade. Pórém já fazem um ano que entrei com ação revisional e processo esta girando. Caso queiram detalhes é só perguntar.
Pessoal, bom tarde!
Também sou usuario do fies, e gostaria de renegociar minha divida, já compareci a caixa e a mesma disse não haver a menor chance de renegociação. Gostaria de maiores informações sobre meios de conseguir esta renegociação. No primeiro ano comecei pagando 450,00 e após foi para 1450,00 não consigo pagar Peço por gentileza que se possível estejam entrando em contato comigo no email: [email protected]
Meus amigos estou procurando pessoas que foram beneficiados pelo FIES em Uberlandia, para que possamos procurar o Ministerio Publico Federal. O MPF podera entrar com uma representação a nosso favor . Para isso necessito juntar pelo menos cinco contratantes . Interessados entrar em contato: [email protected] ou [email protected]
Olá !
Também estou na situação da maioria, comecei pagando os juros trimestrais de R$ 50,00 e agora me foi enviado as primeiras pacelas no valor de R$ 478,00 . Minha divida financiada simplesmente está alem do dobro do valor acordado inicialmente.
1- Gostaria de informações sobre como proceder nesta primeira fase. Pelo que li , a unica forma de renegociação é via judicial correto ?
2- Tendo decisão favorável a mim, eu continuo pagando parcialmente ou simplesmente é suspensa a cobrança do Fies ?
3- Essa cobrança parcial pelo que li, caso haja pós uma decisão a meu favor deverá ser calculada por algum perito ?
4- Pelo que entendi em alguns casos o juiz exige o deposito de uma quantia para que seja concretizado o embargo da ação monitoria , correto ?
E por fim , gostaria de saber de alguem que tenha feito representação judicial neste caso possa me indicar algum advogado ou escritorio para que eu possa proceder da forma legal .
Obrigado pela atençao de todos !
Isis,
Sou advogado e criei uma nova tese para um amigo, que estava com dificuldades com o Fies. Vocês podem obter a suspensão da cobrança baseados no fato de que esta forma de financiamento não está atendendo ao seu fim social Talvez vocês nem ao menos tenham conseguido concluir o curso superior. Podem pedir inclusive a ampliação do contrato de financiamento para que seja possibilitada a conclusão do curso. A liminar obtida em ação visando a suspensão da cobrança foi publicada pelo site Espaço Vital no dia 19/12, podendo ser comprovado em consulta ao site (http://www.espacovital.com.br/), no link arquivo de notícias, selecionando a data (abaixo segue a íntegra da publicação). Não se trata de ação revisional de juros, que também pode vir a ser ingressada (caso seja a mais apropriada ao caso). Podem entrar em contato através dos telefones (51) 9121-6705 / (51) 30280468 ou pelo e-mail [email protected] Atenciosamente, Carlos Mazzaferro OAB/RS 54.615 Publicação:
Espaço Vital
Editado em Porto Alegre, 19/12/2008 - Telefone: (51) 32 32 32 32
Diversos - 19.12.2008
Estudante obtém suspensão da cobranças do FIES com base na imprestabilidade do contrato ao seu fim social Liminar concedida em ação com fundamento na "imprestabilidade do contrato de financiamento estudantil - FIES ao fim social que se destina", determinou a suspensão das cobranças referentes ao financiamento. A decisão favorece o estudante universitário Erik Ricardo Teixeira Nunes.
Ele ingressou com ação judicial requerendo a liminar pelo fato de o contrato firmado impor limites de prazo e valor. Como Erik não tinha condições de cursar todas as cadeiras - porque o FIES arca somente com, no máximo, 70% do valor da mensalidade - esgotou-se o prazo do financiamento sem ter alcançado o valor máximo, fazendo com que o aluno tivesse que trancar o curso.
Durante o trancamento, a Caixa Econômica Federal iniciou as cobranças relativas ao financiamento, o que gerou inclusive incômodo familiar, pois o fiador do contrato é pessoa da família de Erik.
Outros dos fundamentos da ação é que o programa foi criado para "alavancar o progresso por meio da educação, auxiliando na redução das desigualdades sociais". A petição também argumenta que "além de o FIES não satisfazer o seu fim, faz o inverso: cria devedores precoces, que não conseguem concluir a faculdade e têm seus nomes e de seus fiadores inscritos em órgãos protetores de crédito".
Em primeiro grau, a juíza Maria Helena Marques de Castro, da 1ª Vara Federal de Porto Alegre indeferiu o pedido de antecipação de tutela para suspensão da cobrança. Contra a decisão foi interposto agravo de instrumento, no qual foi deferida a liminar pleiteada. No julgamento do mérito, a liminar foi confirmada e o mérito do recurso, provido. O relator foi o juiz convocado Márcio Antônio Rocha.
Na ação que segue tramitando na JF de Porto Alegre, Erik também requer a prorrogação do contrato, a fim de que possa concluir o curso superior de Desenho Industrial/Programação Visual, na Ulbra.
Em nome do estudante atuam os advogados Darcy Consalter e Carlos Augusto Palma Mazzaferro. (Proc. nº 2008.04.00.012192-6 - TRF-4)
Pessoal, alguém conhece um advogado em São Paulo para me indicar, preciso entrar urgente com ação judicial para tentar rever meu contrato.
Se alguém puder me indicar...agradeço..
Por favor, vc poderia entrar em contato comigo no email [email protected]? eu gostaria de obter maiores informações pois pretendo mover ação contra o Fies. Obrigada!
Amigos,
Meu processo está na última fase, esperando a conclusão do juiz.
Alegações do meu processo:
A mensalidade mais que dobrou, passou de 230,00 para 540,00, em menos de 1 ano; Existe uma LEI federal que diz que financiamento estudantil pode ser aplicado com juros anuais de no máximo 6%, enquanto meu contrato de FIES aplica 9%a.a., logo solicitei recalcularem meu processo com 6%a.a. Vale lembrar também que os novos processos já são com 6%a.a. Tendo em vista que estou pagando a mais já há algum tempo, também pedi que a CEF me devolvesse em dobro o que paguei a mais, direitos do consumidor; Citei também o CREDUC que dava de 80 a 90% de desconto para pagar a vista a dívida; Sou cidadão brasileiro como todos e deveria ter o mesmo direito, correto? Eles também utilizam uma tabela de amortização de juros que é proibida para financimentos estudantis, chamada Tabela PRICE, esta tabela basicamente acaba com qualquer um visto que ela primeiro aplica os juros para depois descontar oque pagamos naquele mês, quando deveria ser o contrário. (famoso juros sobre juros)
Olá
Meu nome é Juliana e também não estou conseguindo realizar nenhuma negociação com a caixa para regualarização do fies, sou de curitiba existe algum advogado que esteja atuando contro a cef para regularização do fies? Obrigada, [email protected]
Bem.... Estamos no mesmo barco... E alguns de nos num barco que todos falam uma outra linguagem ultra técnica. Perdidos e desorientados.... Estou a procura deumbom advogado... Uma dúvida.... Pois não sou da área. Assineimeucontrato em mg e moro em sp agora, tenho q entrar com ação na cidade onde assinei o contrato????
Seria umaboa idéiamontarmos um banco de dados demodelos de ações, parecer de juizes, numero de ações e seu resultados e outras informações. Com ele os novos processos tenderão a ter maior efeito. Assim a tal de "jurisprudência" nos beneficiará.
Abraço e boa sorte com esta questão com a vida profissional e principalmente na vida pessoal.
[email protected] 11 8456 1040
Francisco Giordano
poderia me encaminhar mais dados da sua ação, estou com o mesmo problema, gostaria da sua ajuda.
Obrigado
Preciso de ajuda! Sou de Santa Maria-RS e quero realizar uma revisional do Fies, se alguém tiver interesse de me ajudar o meu e-mail é [email protected]
Olá, Pessoal!!!
Sou de Santa Maria-RS e preciso de ajuda para entrar com uma revisional e ou uma equiparação ao antigo sistema de financiamento CREDUC, que alguns já estão conseguindo ter êxito nas suas reinvindicações. Meu e-mail é [email protected] Obrigado.
Alguém conhece algum advogado em Belo Horizonte, ou até mesmo uma Associação que esteja dentro das últimas notícias sobre processos contra o FIES. Cheguei ao fim da linha e vou ajuizar uma ação mas não sei onde recorrer...
Obrigada... [email protected]
Pessoal, boa tarde! Também entrei nessa roubada dos FIES, se soubesse que era assim não tinha feito esse financeimanto. No Inico pensei que seria uma grande ajuda, só depois que descobrir que foi a pior coisa que já fiz na minha vida.Teminei a facu em dez/07e logo depois já veio 1º parcela para pagto, face I de amortização, agora em jan/09 já entrou na 2º face. E até o momento não entendi como isso funciona. E o pior de tudo que meu contrato é o antigo. Juros de 9%. Entrei com processo contra eles... Alguém pode me ajudar a esclarecer essa confusão de juros, tabela price.... Alan, você que está com o processo contra eles. Isto tem solucão??
meu e-mail é:[email protected]
Meu nome é micheli, sou do interior de SP tentei por diversas vezes negociar diretamente com a caixa e nao consegui. Percebe-se o pouco caso dos funcionários, quando falamos no assunto FIES, ENCONTRO-ME NA MESMA SITUAÇÃO DOS DEMAIS, POR FAVOR SE TIVEREM ALGUM MODELO DE AÇAO se puderem me ajudar me enviem, terminei em 2007 a faculdade e ja estou com 3 parcelas atrasadas no valor de 370,00 e nao sei o que fazer. Meu e- mail [email protected]
Olá!!! Tb estou na mesma situação e pretendo entrar com uma Ação contra a Caixa. Alguém pode me ajudar, com material, petição.. Desde já agradeço.... [email protected]