1 - Gostaria de saber de quem é a guarda legal do filho de um casal onde a mãe é menor de idade e o pai é maior de idade? 2 - A mãe pode ter a guarda de um recém-nascido se ela não possui 18 anos? 3 - A guarda é dá avó materna automaticamente ou ela precisa solicitar a guarda judicialmente? 4 - A criança pode ser proibida de ir a casa do pai (sem pernoite) caso a mãe não queira levar a criança até lá? 5 - O pai obrigatoriamente só pode ver a filha na casa da mãe?

Aos que forem responder, por favor informem sua credenciais pois algumas das respostas que li aqui eram de curiosos sem nenhum conhecimento jurídico.

Respostas

    P

    Pai Gente Fina Terça, 20 de setembro de 2016, 14h20min

    1 - O filho de AMBOS, pai e mãe!!

    2 - NINGUÉM PODE PROIBIR O OUTRO DE CONVIVER COM O FILHO!!! Isso pode gerar até reversão da guarda em favor de quem foi proibido de conviver.

    3 - Sendo a mãe menor, solteira e não emancipada, ela ainda não pode exercer a guarda, assim a guarda pode ser do pai e da avó materna enquanto sua representante legal.

    Matheus Bastos

    Matheus Bastos Sexta, 31 de janeiro de 2020, 22h16min

    Boa noite, eu gostaria de saber algo sobre este assunto, pra poder me esclarecer melhor.
    Eu tenho 19 anos, sou pai de uma criança de 8 meses, é eu tenho um relacionamento com a mãe dele, que se chama Esther, ela tem apenas 15 anos, eu e toda minha família somos do Rio de janeiro, mais minha "sogra" me fez vim pra João pessoa, aonde eu passo diversas dificuldades de convivências, mais em maio estou indo em bora, por motivos maiores, e eu não quero deixar meu filho aqui, e muito menos a mãe dele. Pois meu objetivo e criar meu filho com a mãe e o pai, mais minha sogra não permite que ela vá, pois a Esther e de menor, mais aqui não há condições de se viver, pois reclamam de tudo, se metem em tudo, eu tenho condições no Rio, um bom conforto, comida que eu quero eu tenho, e posso cuidar do meu filho melhor, mais aqui sozinho, e muito difícil, gostaria de saber o que pode ser feito, pois aqui meu filho já ficou com carrapato em seu corpo, e uma falação em tudo, e eu sempre chego junto em tudo pra ele, só não dou mais, porque estou passando uma prova difícil, até sem comer as vezes fico, qual e a melhor solução???

    R

    Rafa PVSS Domingo, 24 de janeiro de 2021, 11h20min

    Matheus Bastos entra na justiça com ação de guarda. Sobre a mãe da criança não sei dizer se você vai conseguir levar ela por sem menor ainda. Mas a criança você sendo o pai você tem o direito da guarda. Entra na justiça com ação de guarda e veja com o seu advogado o que pode ser feito no caso da mãe. Pois, nesse caso a mãe e o pai da criança querem estar juntos talvez o juiz possa fazer algo

    M

    Marcela Ruth PC da Silva Quinta, 06 de maio de 2021, 10h54min

    Bom dia. Sou uma menor de 16 anos de idade, estou já no nono mês da minha primeira gestação. O pai da minha filha é um homem de 22 anos de idade. Engravidei por ele ter me proibido de tomar métodos contraceptivos alegando que eu iria ficar "gorda" (controlava o meu dinheiro e tomava pra ele gastar) e também não usava camisinha alegando machuca-lo. Já me forçou algumas vezes a sexo contra minha vontade, e etc. Moro com ele atualmente porque não tenho aonde ficar, preciso arrumar um local urgente, minha família não me aceita de volta por causa da gravidez. Ele já me agrediu, nunca pagou nada da gestação (remédios, ultras, exames e etc). Mas se eu conseguir arrumar um lugar pra morar, não tenho como sustentar minha filha, como faço pra colocar ele na justiça sendo eu menor de idade?

    M

    Marcela Ruth PC da Silva Quinta, 06 de maio de 2021, 10h57min

    pra poder receber pensão alimentícia, e quem sabe uma indenização por abuso/agressão físico/a e psicológico/a?

    V

    Vitória Silva Furtado de Azevedo Quinta, 20 de maio de 2021, 10h38min

    Oi , sou mãe com 15 anos e meu namorado tem 18 anos ,somos do Rio de janeiro lá agente morava juntos eu não morava com minha mãe , mais ela resolveu sair da cidade e falou que eu era obrigada a ir com ela por eu ser de menor , então eu e minha filha e o pai da minha filha veio para Maceió com ela , mais estão todos brigados e queremos voltar para o Rio de janeiro mais sou de menor ,mais meu pai falou que autoriza para eu viajar com meu namorado de maior e minha filha , mais ela não quer deixar eu ir , e aqui em Maceió ela fica ameaçando botar nos três para fora de casa sendo que agente não tem nada aqui e sim deixamos tudo no rio para vir pra cá , queremos voltar ,temos esse direito de ir em bora ,ou oq precisamos fazer para ir em bora juntos

    P

    paulo Terça, 08 de junho de 2021, 11h51min

    Estou pra entrar em uma situação dessas, minhas namorada tem 14 anos e está grávida de 7 meses, a minha sogra está esperando o beber nascer pra depois se mudar pra outro estado e ela quer me levar junto e eu não quero ir, eu não se dou muito bem com ela, lá não tem renda, e muito menos emprego, aqui tenho onde morar e meu trabalho garantido. Não quero q ela leve meu filho pra longe, ela está fazendo isso por causa de raiva e vingança, de algumas brigas q a gente teve, minha namorada não quer ir.

    V

    Vânia Cristina mourão Segunda, 14 de junho de 2021, 14h45min

    Oi boa tarde gostaria de tira uma dúvida,sou mãe do Lucas menor de idade q acabou de ser pai ele e a esposa são de menor ele tem16 e ela 15,ela veio mora aqui na minha casa dizendo q a mãe a botou pra fora e desde já eu sempre esteve acompanhado ela em todas as consultas depois q ela engravidou encrusive perde Caruso dias de trabalho pq tive q fica com ela na maternidade pra ter o bebê ,agora ela voltou pra casa depois q saiu da maternidade e tá dando uns trabalhos fica fazendo briga já mm chegou já disse q ia embora e deixa a criança gostaria muito de saber oq devo fazer nessa cituacao pq tenho medo dela ir enbora escondida e leva a criança sendo q a mãe dela não vai aceita ela lá e a minha nora não trabalha ,o meu filho q é pai da criança no momento não tá trabalhando pq tem q fica com a criança pq as vezes ela não cuida e fica tendo uns ataques até se corta ela já fez isso quando está com raiva então oq devo fazer pra que a criança não saia da minha casa?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.