Alugo um apartamento há 3 anos e estou prestes a entregá-lo. Nestes 3 anos o piso, que é de cerâmica branco ficou com diversas marcas, algumas lascas chegando a ter 1 cm. Quando me mudei o piso estava em bom estado, com algumas marcas apenas próximo a porta de entrada, porém este apartamento nunca havia sido habitado antes, fui o primeiro morador. Essas marcas que apareceram não foram geradas por mau uso da minha parte, mas sim pois o piso é de muito baixa qualidade, um copo que caia no chão, por exemplo, já tira uma lasca, a chave quando caiu algumas vezes também lascou próximo a porta. Como esse tipo de piso geralmente é fabricado em poucos lotes, provavelmente não irei encontrará-lo para remover as peças danificadas, a única forma de arrumar será trocando o piso todo.

Minha pergunta é: pode o proprietário exigir que eu troque todo o piso? Mesmo sendo provado que o mesmo é de baixa qualidade? Se provando que o piso é de baixa qualidade eu não precisar pagar, o que preciso para comprovar isto? Laudo de um técnico ou algo do tipo?

Obrigado!

Respostas

    A

    Adv. Phillipe Vieira 208276/RJ Quarta, 21 de setembro de 2016, 19h51min

    Você precisa entregar o imóvel da mesma forma que recebeu. Se o piso é de baixa qualidade, você tem que entregar com outro piso em bom estado, da mesma baixa qualidade.

    O ideal é conversar com o locador, explicar que não houve mau uso e chegar a um acordo de como compensar pelo dano.