Hola a todos. Me disculpo por no escribir en português. A História do direito en Brasil ha alcanzado un alto grado de desarrollo con respecto a Latinoamérica, sin embargo parece dominar en esta área los estudios de Direito indiano. Es eso verdad o una simple impresión, qué creen ustedes???

Respostas

    G

    Gilberto Gornati Sexta, 07 de março de 2008, 11h03min

    Erika, os estudos em História do Direito, no Brasil, ainda estão muito aquém, principalmente nesse assunto de "Direito Indiano". Aqui a referência ainda é Vitor Tau Anzoategui (Argentina), Bartolomé Clavero (Espanha) e, em menor grau, Carlos Petit (Espanha).

    Os temas sobre índios ainda estão pouco desenvolvidos na literatura de História do Direito. Uma referência interessante, no Brasil, é um texto do Orlando Villas Boas Filho, publicado na coletânea do Eduardo Bittar sobre "História do Direito no Brasil", pela editora Atlas. E há algum empenho na discussão por parte do professor Antonio Carlos Wolkmer, da Universidade Federal de Santa Catarina.

    Bons estudos,

    Gilberto Gornati.