N

    newton de oliveira lima Sábado, 26 de abril de 2008, 13h54min

    Antonio carlos wolkmer tem um livro: introdução ao pensamento jurídico crítico.

    Nessa obra ele aborda diversas correntes de pensamento e estrutura autores que enfrentam um paradigma dogmático do direito, visando desconstruir a estrutura da normatividade em linhas de caráter desconstrutivas da noção de norma isolada do contexto linguístico. Ora, isso significa que a norma deve ser analisada linguística e criticamente e deve ser estruturada em prol de uma observância que garanta um sentido de transfromação social das relações jurídicas.

    A dogmática jurídica do estado burgues de direito deve ser repensada e colocada em xeque, a fim de se assegurar a noção de uma normatividade criticamente construída. Ora, o direito é produto da dominação ideológica da sociedade burguesa, e é função do pensamento jurídico crítioco dewsfazer essas esruturas de domínio cultural e ideológico.